Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

IATA lança Carta de Liderança em Segurança para o setor aéreo

Líderes de segurança de 20 companhias aéreas são os primeiros signatários

19/09/2023 10h57

Foto: Divulgação 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anuncia, nesta terça-feira (19), durante a Conferência Mundial de Segurança e Operações da IATA que acontece em Hanói, no Vietnã, o lançamento da Carta de Liderança em Segurança da IATA. Os líderes de segurança de 20 companhias aéreas são os primeiros signatários.

A Carta de Liderança em Segurança visa fortalecer a cultura de segurança organizacional através do compromisso com oito princípios orientadores principais de liderança em segurança. Foi desenvolvida em consulta com os membros da IATA e com a comunidade da aviação em geral para apoiar os executivos da indústria na evolução de uma cultura de segurança positiva nas suas organizações.

“Liderança é importante. É o fator mais forte que afeta o comportamento de segurança. Ao assinarem a Carta de Liderança em Segurança da IATA, estes líderes da indústria demonstram visivelmente o seu compromisso com a criticidade da cultura de segurança nas suas próprias companhias aéreas e a necessidade de desenvolver continuamente o trabalho realizado anteriormente”, afirmou Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Os Princípios Orientadores da Liderança em Segurança incluem:

– Liderar a obrigação de segurança através de palavras e ações;

– Promover a conscientização sobre segurança entre os funcionários, a equipe de liderança e o conselho;

– Criar uma atmosfera de confiança, onde todos os funcionários se sintam responsáveis ​​pela segurança e sejam incentivados e esperados a relatar informações relacionadas à segurança;

– Orientar a integração da segurança nas estratégias de negócios, processos e medidas de desempenho e criar a capacidade interna para gerenciar e atingir as metas de segurança organizacional;

– Avaliar e melhorar regularmente a Cultura de Segurança organizacional.

“A aviação comercial se beneficiou de mais de 100 anos de avanços em segurança que nos inspiram a elevar ainda mais o nível. O compromisso e a motivação dos líderes da aviação para a melhoria contínua da segurança são um pilar de longa data da aviação comercial que tornou o voo a forma mais segura de viagens de longa distância. A assinatura desta carta homenageia as conquistas que devem dar a todos a maior confiança ao voar e estabelece um lembrete poderoso e oportuno de que nunca podemos ser complacentes com a segurança”, finaliza Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA.