05/07/2022 14h47
Foto: Iberia - Divulgação
A companhia espanhola Iberia, continuando com a renovação da sua frota, anunciou que recebeu o quinto dos seis aviões Airbus A320neo que planeja para este ano, e o 13º deste modelo em sua frota, para operar voos de curtas e médias distâncias.
Este A320neo, registrado sob a matrícula EC-NTQ, leva o nome Leonardo Torres Quevedo, em homenagem a um dos grandes inventores espanhóis do final do século XIX e início do XX. Engenheiro civil de profissão, Leonardo destacou-se por sua grande capacidade inventiva e decisiva.
Aprofundou-se em áreas muito diferentes para sua época, como a aeronáutica e a álgebra, e suas contribuições foram destacadas tanto na Espanha quanto fora das fronteiras do país em vários campos da engenharia, como teleféricos ou dirigíveis.
Foto: Iberia - Divulgação
Todos os Airbus A320neo da Iberia têm nomes relacionados com a aviação: Leonardo Torres Quevedo é o último de uma saga que inclui Amelia Earhart, María Bernaldo de Quirós, Patrulla Águila ou Getafe, o berço da aviação na Espanha, entre outros.
Atualmente, a frota atual do Grupo Iberia é composta por 148 aeronaves, sendo 80 pertencentes à Iberia, das famílias A350, A330 e A320; 23 à Iberia Express, da família A320; e outros 45 à Air Nostrum, das famílias ATR 72 e CRJ.