19/10/2022 16h35
Carrefour lidera ranking - Foto: Divulgação
Na noite de terça-feira (18), foi realizada a cerimônia de entrega da premiação do ranking IBEVAR-FIA 2022. O prêmio ocorre anualmente e revela as empresas do varejo brasileiro com maior faturamento. Além disso, também avalia e reconhece os principais players do varejo brasileiro em diversas categorias e segmentos.
Criado pelo IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) e realizado com apoio da FIA Business School, esta foi a 13º edição da realização do estudo e da divulgação da classificação. Ao todo, foram 120 empresas listadas para participar do ranking.
Na principal categoria de avaliação, que destaca as maiores marcas do varejo, o Carrefour ficou com a primeira colocação, com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões. Na sequência, e fechando os três primeiros lugares, estão Assaí, com R$ 45,6 bilhões, e Magazine Luiza com R$ 42,9 bilhões.
Ainda completam o ranking Via Varejo, R$36,3 bilhões, Americanas S.A., R$ 32,2 bilhões, e Grupo Pão de Açúcar, R$ 29,0 bilhões, na quarta, quinta e sexta colocação, respectivamente. Essas seis empresas, lideradas pelo Carrefour, representam 36,7% do total de faturamento das 120 companhias que foram avaliadas.
Vale ressaltar que a edição 2022 avalia os dados referentes ao ano de 2021.
Inovação
Na categoria Inovação foram selecionados os três cases mais interessantes dentre os quinze inscritos nesta categoria da premiação. Cada uma das experiências enviadas para a banca de avaliação é examinada pela comissão de especialistas do Ibevar e da FIA Business School. Após esse processo, foi determinado quais cases ocupariam as primeiras colocações.
Em primeiro lugar ficou a Renner com o lançamento da primeira loja circular no varejo brasileiro. A empresa já estava trabalhando a questão e o conceito de circularidade e reciclagem de roupas, e foi a primeira companhia a lançar um ponto de venda baseado nestes princípios.
A segunda colocação foi do Carrefour, que focou em digitalizar a comunicação das lojas físicas e simplificar para que a jornada do cliente fosse mais ágil. E na terceira posição ficou a Marisa que desenvolveu uma iniciativa baseada em um programa de reconhecimento que visa fortalecer a cultura organizacional.
Eficiência
Neste quesito as 120 empresas são avaliadas com a intenção de saber os índices de eficiência que vai de 0 a 100. O cálculo é realizado a partir de um algoritmo específico que avalia as medidas de produtividade das lojas e dos funcionários.
No segmento de supermercados oito empresas tiveram a eficiência de valor 100, sendo elas: Carrefour, GPA, Grupo Pereira, Zafffari, Makro, Formosa, Irmãos Boa e Assaí. Já na parte de fastfood e restaurantes, cinco obtiveram o valor máximo no índice: McDonald’s, Habib’s, Giraffas, Am/Pm e IMC.
Quando avaliado o setor de varejo especializado, seis companhias alcançaram o maior índice de avaliação possível: Cacau Show, Fartura, Dpaschoal, CRM, Oxylane, Saraiva. No segmento de franquias, também foram seis que apresentaram máximo valor: Boticário, Dia Brasil, Habbib’s, CRM, Ri Happy e Le Biscuit.
Já no segmento de moda e esporte, Renner, Havan, Arezzo, Inditex e Inbrands conseguiram alcançar a nota máxima de eficiência. No setor de eletroeletrônicos e móveis, também foram cinco empresas que obtiveram o valor 100 no índice: Magazine Luiza, Via Varejo, Fast Shop, Fujioka, Estok. Na avaliação de drogarias e perfumarias a Natura, Raia Drogasil, Profarma e Nissei tiveram nota máxima.
Empresas mais admiradas
Nesta categoria, as empresas foram divididas em 29 segmentos e foram eleitas as mais admiradas de cada setor a partir do consumidor e dos colaboradores. Em 9 desses segmentos, a mesma empresa foi apontada como a mais bem avaliada por consumidores e colaboradores. Confira a lista a seguir: