Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

IBM prevê ter computador quântico para uso comercial em 2025

O computador terá mais de 4.000 qubits, um salto em relação ao seu hardware atual de 127 qubits

10/05/2022 16h10

Foto: Divulgação

A IBM definiu para daqui a três anos a meta para entrega de um computador quântico pronto para uso comercial. Em entrevista o presidente-executivo, Arvind Krishna, disse que a IBM terá um computador quântico de mais de 4.000 qubits pronto até 2025, um salto em relação ao seu hardware atual de 127 qubits.

Ele disse que a tecnologia pode otimizar as frotas de caminhões de roteamento ou melhor modelar riscos financeiros. Um computador normal quase “do tamanho deste planeta” seria necessário para resolver problemas comparáveis, disse ele.

As empresas há anos divulgam o potencial da computação quântica, com pouco a mostrar até agora além de aplicativos básicos com clientes iniciais. As da IBM incluem Exxon Mobil e Mitsubishi Chemical.

Krishna disse estar evitando alegações que a IBM não pode cumprir após o que chamou de erro da empresa ao prever usos prematuros de seus serviços de inteligência artificial Watson, que entregaram resultados em saúde e outros campos mais lentos do que o esperado. Ele disse que fazer sistemas quânticos é mais difícil do que desenvolver inteligência artificial.

“Podemos ter exagerado em algumas coisas”, disse ele. “Desta vez, tentamos seguir a linha com cuidado.”

Mas Krishna disse que a máquina prevista para vai pelo menos começar a abrir oportunidades práticas e comerciais.

A IBM não está sozinha em sua busca. Governos e empresas em todo o mundo investirão quase 16,4 bilhões de dólares em desenvolvimento quântico até o fim de 2027, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC.

Krishna disse que, embora as interrupções na cadeia de suprimentos não tenham retardado os esforços da IBM, a empresa teve um impacto de 0,5% a 1% em seus negócios de hardware devido aos lockdowns na China. A IBM agora mantém seis meses de estoque em vez de apenas um para combater interrupções, disse ele.

Fonte: Reuters