Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

IGP-M acelera a 0,44% na segunda prévia de janeiro

Os dados da FGV indicam uma pressão mais ampla sobre os preços

21/01/2026 11h31

Foto: Divulgação

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou aceleração na segunda prévia de janeiro, ao avançar 0,44%, depois de ter subido 0,14% na mesma leitura de dezembro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (21) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e indicam uma pressão mais ampla sobre os preços, já que todas as principais aberturas do indicador apresentaram avanço no período.

Dentro da composição do índice, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) mostrou a aceleração mais relevante, passando de uma alta de 0,12% para 0,45%, refletindo maior pressão nos preços ao produtor. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) também ganhou ritmo, com variação de 0,36%, acima dos 0,18% observados na leitura anterior.

O movimento foi acompanhado por uma elevação mais intensa no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), que subiu 0,57% nesta segunda prévia, após avanço de 0,22% na segunda leitura de dezembro. O resultado sinaliza aumento dos custos ligados à construção civil, com impactos potenciais sobre contratos e reajustes atrelados ao indicador.