Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Iguá Rio garante operação 100% abastecida por fonte solar

Abastecimento certificado evita emissão de cerca de 1,3 tonelada de CO2 por ano

02/10/2025 08h49

Foto: Rafael Campos - GOVRJ

As operações da Iguá Rio, concessionária de saneamento que atende 1,2 milhão de pessoas no estado do Rio de Janeiro, passaram a ser atendidas com 100% de energia renovável, a partir de fonte solar.

A empresa já vinha consumindo 90% de energia renovável em suas atividades, proveniente de usinas fotovoltaicas e eólicas, certificadas por meio de I-RECs. Com a entrada em operação de mais uma usina solar exclusiva, a terceira, a transição foi totalmente concluída.

A Iguá Rio utiliza a modalidade de autoconsumo remoto, possibilitando o direcionamento dos créditos de energia para qualquer área, dentro da rede da mesma concessionária distribuidora.

O abastecimento elétrico, na prática, é compensado por meio de créditos gerados em duas usinas operadas pela Faro Energy, gestora de ativos solares. Cada uma é responsável por uma compensação equivalente a 2,3 mil MWh/ano.

A tecnologia aplicada nessas fazendas, localizadas em Cabo Frio (RJ), permite o uso dos créditos gerados em períodos de alta incidência e também em períodos de baixa radiação.

Em seu plano nacional, o Grupo Iguá Saneamento iniciou a transição energética em 2019, com a entrada no Mercado Livre de Energia. Em 2022, a empresa firmou parceria com a Elera Energias Renováveis. A contratação se dá por meio de autoprodução de energia.

Atualmente, cinco unidades da Iguá se valem desse arranjo. A maior parte da eletricidade é produzida no Complexo Solar Janaúba, onde há uma usina dedicada exclusivamente para a Iguá, com capacidade para 50 MWh/ano.

A estimativa é a de que o setor de saneamento consome cerca de 3% do total da energia produzida centralizadamente no país. Segundo a Iguá Rio, a mudança na matriz energética da empresa evita emissão de cerca de 1,3 toneladas de CO2 por ano, ação que equivale ao plantio anual de 8.233 árvores.