Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Ilhéus (BA) ganha fábrica de chocolates da economia solidária

Entre os propósitos da ChocoSol está o beneficiamento do cacau produzido na região

06/03/2023 08h50

Foto: Divulgação 

Nesta segunda-feira (6) o município de Ilhéus, no Litoral Sul Baiano, é contemplado com a primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil, a ChocoSol. Entre os propósitos da unidade fabril está o beneficiamento do cacau produzido na região. A entrega oficial da primeira leva de produção de chocolates será às 10h30 em sua sede situada no campus da Uesc, em Ilhéus. 

"A ChocoSol representa um avanço na política pública de economia solidária no momento em que aponta para o caminho da criação de uma espécie de "arranjo produtivo territorial solidário", pois se constitui em um moderno equipamento disponibilizado para a aprendizagem, pesquisa e produção social a serviço dos empreendimentos solidários da cadeia do chocolate", avalia o superintendente estadual de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Wenceslau Júnior.

Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre.

A gestão do equipamento tem a chancela da Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC) que já gere o contrato do Cesol Litoral Sul.