Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

IMO comemora o 1º. Dia Internacional da Mulher no Setor Marítimo

Conferência procura promover o recrutamento, retenção e emprego sustentado de mulheres no setor marítimo

18/05/2022 15h16

Foto: Divulgação 

Durante este 18 de maio, decorre a comemoração do primeiro Dia Internacional da Mulher no Setor Marítimo, uma iniciativa promovida pela Organização Marítima Internacional (IMO) que oferece uma plataforma para destacar e celebrar as conquistas das mulheres no mar e identificar áreas de melhoria para o equilíbrio de gênero.

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, disse nesta ocasião que ainda há um desequilíbrio de gênero no setor marítimo, mas os tempos estão mudando. “É reconhecido que a diversidade no mar beneficia todo o setor. As mulheres no setor marítimo estão trabalhando em todos os lugares para apoiar a transição para um futuro descarbonizado, digitalizado e mais sustentável.”

"Vamos aproveitar esta oportunidade para celebrar as muitas mulheres que estão contribuindo para o futuro do transporte marítimo: manter um motor em um navio, administrar uma empresa, redigir um contrato, inspecionar um navio ou presidir uma reunião do comitê da IMO", disse Kitack Lim. "Embora haja muito o que comemorar, há também a necessidade de avançar mais", concluiu.

Notavelmente, a IMO marca a ocasião com um simpósio virtual, o lançamento de um relatório sobre mulheres no mar e uma campanha de mídia social. Por esse motivo, a IMO apresentou um novo logotipo icônico para comemorar a ocasião, que combina artisticamente o símbolo do gênero feminino e o símbolo da âncora marítima.

Simpósio virtual

O Simpósio Virtual da IMO que acontece, nesta quarta-feira, (18), explora o tema "Educação-Visibilidade-Reconhecimento: Apoiando um Ambiente de Trabalho Livre de Barreiras para Mulheres no Setor Marítimo". O simpósio destaca a necessidade de as mulheres serem mais visíveis em toda a indústria como um todo; mais amplamente representado nos níveis de tomada de decisão; e melhor apoiado por meio do desenvolvimento de habilidades apropriadas.

Relatório de pesquisa

Além disso, a IMO divulga os resultados da pesquisa inaugural IMO-WISTA Internacional contendo informações sobre a proporção e distribuição de mulheres que trabalham no setor marítimo, com base em informações fornecidas pelos Estados membros da IMO e pela indústria marítima. A pesquisa usa dados dos Estados Membros da IMO e da indústria marítima para comparar o atual equilíbrio de gênero da força de trabalho marítima e indicar áreas de sucesso e aquelas em que é necessário mais progresso.

Campanha nas redes sociais

Por sua vez, nas redes sociais, a IMO convida as mulheres do setor marítimo a partilharem imagens de si mesmas nos seus ambientes de trabalho utilizando a hashtag #WomenInMaritimeDay. A IMO também convida os aliados a compartilhar imagens de si mesmos com as mulheres/mulheres do setor marítimo que melhoram suas vidas profissionais.

Por fim, a IMO informou que está trabalhando para abordar o atual desequilíbrio de gênero no setor marítimo e alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 das Nações Unidas sobre igualdade de gênero. Para este fim, a IMO tem um programa de longa data Mulheres no Mar. Em 2019, o tema marítimo global foi “Empowering Women in the Maritime Community”, com inúmeras atividades de promoção da igualdade de género no setor marítimo. No final de 2019, os Estados membros da IMO na Assembleia da IMO adotaram uma resolução comprometendo-se a garantir que o legado de 2019 continuasse.

Em 2021, a Assembleia da IMO adotou uma resolução proclamando o Dia Internacional das Mulheres no Transporte em 18 de maio de cada ano. O dia celebra as mulheres na indústria e visa promover o recrutamento, retenção e emprego sustentado de mulheres no setor marítimo e elevar o perfil das mulheres no setor marítimo.