Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

IMO lança campanha no Dia Internacional do Marítimo

A organização destaca a contribuição dos marítimos para o transporte aquaviário

25/06/2022 11h30

Foto: Divulgação 

O mundo marítimo está mudando rapidamente. Os navios agora operam de forma mais ecológica, com maior digitalização e com tripulações mais diversificadas. Como a alma da indústria marítima, os marítimos estão no centro desta evolução, aplicando novos regulamentos, aprendendo novas habilidades e adotando práticas de trabalho mais seguras e eficientes. À medida que a frota mercante mundial atravessa os oceanos, as tripulações a bordo destes navios continuam as suas carreiras profissionais, destaca a Organização Marítima Internacional (IMO) neste sábado (25), em comemoração ao Dia Internacional dos Marítimos.

Por esta razão, a organização irá focar-se desta vez nas experiências e viagens dos marítimos como tema do Dia do Marítimo 2022, chamando a atenção para a forma como o ambiente de trabalho a bordo continua a mudar. Essa abordagem está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 da ONU: “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

O tema deste ano - "Sua jornada - então e agora, compartilhe sua jornada" - convida os marítimos de todo o mundo a compartilhar imagens e informações sobre o que realmente ressoa com eles - seja uma experiência positiva ou circunstâncias difíceis. 

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, disse: "A jornada de cada marítimo é única. No entanto, muitos dos desafios e oportunidades são compartilhados. Neste Dia Internacional do Marítimo, podemos olhar para o futuro. Os marítimos estão mudando, na forma de novas tecnologias e equipamentos, o uso crescente de combustíveis alternativos e mais responsabilidades por um futuro mais verde e sustentável para a indústria e para o ambiente marinho”. 

Desafios atuais

Kitack Lim acrescentou que "no Dia Internacional do Marítimo, 25 de junho, é importante que todos nos lembremos dos desafios que enfrentou nos últimos dois anos e continua a enfrentar, incluindo as dificuldades para realizar mudanças de tripulação, a falta de designação como trabalhadores-chave e a incapacidade de acesso a cuidados médicos e vacinas”.

Ele ressaltou que está preocupado com a apreensão de navios envolvidos no comércio legítimo fora dos processos legais estabelecidos. Portanto, ele instou todos os Estados membros a usar os canais diplomáticos relevantes para resolver suas diferenças, para que o transporte marítimo internacional e, especialmente, os marítimos não sejam afetados indevidamente.

Por seu lado, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que "os marítimos de todo o mundo têm enfrentado imensos desafios decorrentes da pandemia de covid-19, como a prorrogação de contratos muito para além dos seus prazos de validade e prazos máximos de serviço e os desafios relacionados a vacinações, assistência médica e licença em terra. O tema deste ano - "Sua jornada, antes e agora" - é uma oportunidade para reconhecer o papel vital que os marítimos desempenham e olhar para o futuro.”

Sobre a campanha

Como nos anos anteriores, o evento Seafarers' Day 2022 será comemorado, predominantemente, nas mídias sociais para chamar a atenção para a contribuição que os marítimos fazem para o transporte e o comércio global. Os participantes da campanha podem usar a hashtag para 2022 "#SeafarerJourney" ou a hashtag regular "#DayOfTheSeafarer" e participar da conversa.  

Os marítimos são convidados a postar duas fotos usando as hashtags: uma de sua primeira viagem e outra de sua última viagem. Além disso, a IMO disse que está interessada em saber o que mudou durante sua viagem marítima. O transporte marítimo é mais verde? A tecnologia é melhor? Você é mais qualificado? O que você aprendeu?

Organizações de apoio, companhias de navegação e organizações portuárias também foram convidadas a mostrar seu apreço pelos marítimos compartilhando suas postagens ou usando as hashtags e falando sobre a importância das viagens marítimas. A IMO também incentiva o público a postar sobre as muitas maneiras pelas quais as viagens dos marítimos beneficiam suas vidas (por exemplo, trazendo comida, eletrônicos, remédios etc.) usando as mesmas hashtags.

Fonte: Mundo Marítimo