16/06/2023 15h40
Foto: Divulgação
A inauguração da Ferrovia Norte-Sul, em Rio Verde, Goiás, que aconteceria nesta sexta-feira (16), será remarcada. Devido ao mau tempo na cidade goiana, a aeronave do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiria pousar no local.
O evento aconteceria no Terminal Rodoferroviário da empresa Rumo, na BR-452. De acordo com a Presidência da República, Lula chegou a ir até a base área de Brasília, mas foi informado de que não seria possível decolar, uma vez que não conseguiriam pousar em Rio Verde devido ao tempo.
A ferrovia começou a ser construída na segunda metade da década de 80 e conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo. Completa, ela tem 2,2 mil quilômetros e atravessa quatro regiões do país.
Conforme o governo federal, "a conclusão permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar".
"Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da Região Sudeste ou pelo Norte do país", informou.