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Sustentabilidade

Inaugurado 2º maior porta contêineres do mundo movido a metanol

O “Astrid Maersk” pertence a uma série de 18 navios com entregas programadas entre 2024 e 2025

06/04/2024 11h30

Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada em Yokohama (Japão), o segundo grande navio porta contêineres do mundo capaz de ser movido a metanol foi batizado de “Astrid Maersk”. O navio é um de uma série de 18 grandes navios programados para entrega entre 2024 e 2025. Espera-se que os novos navios contribuam significativamente para os objetivos zero da Maersk e apoiem os clientes no alcance dos seus objetivos de descarbonização.

“Estamos muito satisfeitos em receber 'Astrid Maersk' em nossa nova frota capaz de navegar com metanol verde. Com este navio porta contêineres e os seus navios irmãos, a Maersk está a dar passos importantes no caminho para a transição energética do transporte marítimo. Para manter esta dinâmica, é necessário que a Organização Marítima Internacional (IMO) estabeleça regulamentações globais que reduzam a diferença de preços entre os combustíveis fósseis e verdes para garantir condições de concorrência equitativas”, disse Vincent Clerc, CEO da Maersk.

Por sua vez, Toru Nishiyama, CEO da Maersk Northeast Asia, disse: “Yokohama ocupa um lugar especial na história da Maersk. Desde o primeiro navio atracado no Porto de Yokohama, há um século, temos colaborado com os nossos muitos parceiros e partes interessadas na cidade. A cerimônia de hoje simboliza nosso relacionamento de longa data com Yokohama e com o Japão como um todo. “À medida que embarcamos na nossa jornada ‘All the Way to Zero’, o apoio e a colaboração da comunidade japonesa são inestimáveis.”

A cerimônia de batizado aconteceu no terminal de cruzeiros Daikoku Pier, no porto de Yokohama, onde o público também pôde se registrar e embarcar para visitar o navio. A abordagem colaborativa da Maersk com a cidade de Yokohama é dedicada ao desenvolvimento de infraestrutura de abastecimento de metanol verde em Yokohama, solidificando ainda mais o compromisso da Maersk em reduzir as emissões e promover práticas verdes na indústria marítima.

Metas de curto e longo prazo 

A Maersk estabeleceu uma meta científica de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040 em todos os seus negócios e também estabeleceu metas tangíveis e ambiciosas de curto prazo para 2030 para garantir um progresso significativo. A companhia marítima equipará 25 de seus navios porta contêineres com motores bicombustíveis, capazes de navegar com metanol ecologicamente correto.

Estes navios incluem o navio alimentador "Laura Maersk", implantado no comércio intra-europeu em setembro de 2023, e o "Ane Maersk", um grande navio porta contêineres de 16.000 TEUs movido a combustível verde, implantado na rota Ásia-Europa em janeiro de 2024.

Fonte: Mundo Marítimo