Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Índia fecha toda sua rede ferroviária de passageiros

A polícia impôs interdições em grandes partes das cidades e toques de recolher em alguns locais

25/03/2020 06h28

Foto: Divulgação

A Índia anunciou que todos os serviços ferroviários de passageiros operados pela Indian Railways e Konkan Railway foram fechados.

O país, que tem 485 casos de coronavírus e nove pessoas já morreram, começou um isolamento obrigatório na capital Nova Dheli, onde vivem mais de 18 milhões de habitantes. A medida durará pelo menos até o fim do mês.

Os serviços de metrô também foram suspensos em Ahmedabad, Bangalore, Chennai, Délhi, Hyderabad, Jaipur, Lucknow, Calcutá, Mumbai e Nagpur. No entanto, o metrô de Kochi continua operando, mas com o serviço reduzido.

A paralisação, projetada para impedir a propagação do coronavírus, permanecerá em vigor até a meia-noite de 31 de março. Os trens de carga continuarão a operar em toda a Índia normalmente O país já cortou as ligações aéreas internacionais, e os voos domésticos serão interrompidos na tentativa de deter a disseminação.

Perspectiva de proliferação é grande

A polícia impôs interdições em grandes partes da Índia e toques de recolher em alguns locais. As autoridades de saúde alertam que o coronavírus está se propagando das grandes metrópoles onde surgiu para cidades pequenas.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, deve fazer um pronunciamento à nação de 1,3 bilhão de habitantes pela segunda vez em uma semana para falar dos riscos do vírus, que surgiu na China no final do ano passado e se espalhou em 194 países.

A região está cada vez mais alarmada com a perspectiva de proliferação da doença em comunidades empobrecidas e com a capacidade dos setores de saúde pública escassos de recursos para lidar com o vírus.

Uma autoridade de saúde de Maharashtra, Estado do oeste indiano, disse que casos novos começam a aparecer em cidades pequenas depois de uma primeira onda emergir em grandes metrópoles como Mumbai.

"Esta tendência é preocupante, já que áreas rurais têm uma infraestrutura limitada para lidar com o surto", disse a autoridade estadual de saúde, que não quis se identificar dizendo não estar autorizada a falar com jornalistas.

Uma nova preocupação no Punjab, estado do norte, é o risco de infecção de 90 mil indianos no exterior que voltaram para suas terras natais, disse a principal autoridade de saúde do governo estadual, Balbir Singh Sidhu.

Muitas pessoas do Punjab moram no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá, e muitas viajam durante o inverno frio para fazerem visitas.

Uma equipe de cientistas radicados principalmente nos EUA disse nesta semana que o número de infecções da Índia pode saltar para 1,3 milhão até meados de maio se o vírus mantiver seu ritmo de propagação.

"Mesmo nas melhores previsões, provavelmente se terá uma crise muito dolorosa", opinou Bhramar Mukherjee, professor de bioestatística e epidemiologia da Universidade do Michigan que participou do estudo.