Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Indústria automotiva bate recorde de paralisações no Brasil

Em abril, foram 178,9 mil unidades produzidas, um volume 19,4% inferior ao de março

08/05/2023 15h40

Foto: Divulgação 

A indústria automotiva no Brasil registrou 13 paralizações de fábricas em 2023. Destas, nove ocorreram somente em abril. Isso, consequentemente, afetou o volume de produção no mês, segundo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesta segunda-feira (8).

Em abril, foram 178,9 mil unidades produzidas, um volume 19,4% inferior ao de março e 3,9% menor que o mesmo período do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava em seu momento mais crítico.

“É um ajuste da produção à real demanda de mercado”, afirmou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, em coletiva de imprensa.

E completa: “além dessa questão, tivemos três feriados no mês de abril”. “Ou seja, cinco dias úteis a menos em relação a março”.

No entanto, no acumulado do ano, os 714,9 mil autoveículos produzidos no país representam alta de 4,8% sobre o primeiro quadrimestre de 2022.

Os números são referentes a automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.