30/08/2021 10h09
Foto: Divulgação
Os últimos dias foram intensos para a indústria automotiva, com lançamentos e retomada de produção. A Chevrolet voltou a produzir o Onix depois de cinco meses de intervalo devido à falta de semicondutores.
A Porsche lançou no país dois novos produtos da linha GT: o 911 GT3 e o 718 Cayman GT4, carros esporte que podem ser utilizados em pistas.
A Volvo agendou para setembro a estreia do seu primeiro veículo completamente elétrico no Brasil, o XC40 Recharge Pure Electric - modelo que vou guiar nos próximos dias.
A Honda também tem novidades: começou a comercializar no país seu primeiro veículo híbrido, o Accord. Logo no começo de setembro, irei avaliar o sedã com essa nova propulsão.
Dois importantes lançamentos aconteceram: a linha Hyundai Creta 2022 e o inédito Jeep Commander.
Hyundai Creta 2022: a ousadia coreana
Líder de vendas entre os SUVs na Bahia, o Creta passou por sua primeira grande atualização no país. O veículo da Hyundai tem uma nova identidade visual, que lembra modelos maiores da marca coreana, como o Santa Fe.
O interior também foi revisto e está mais sofisticado e tecnológico. Entre os destaques estão o teto solar panorâmico, a central multimídia com tela 10,25 polegadas, frenagem autônoma de emergência e uma câmera que monitora o ponto cego.
Na mecânica, o SUV produzido em Piracicaba, interior de São Paulo, também evoluiu. Entre as novidades estão a introdução do motor 1 litro turbo, que rende 120 cv de potência, e a recalibração do propulsor 2 litros aspirado, que rende agora até 167 cv de potência. De acordo com o fabricante, ele está 8% mais econômico.
Outro ajuste foi feito no sistema de frenagem, com a adoção de discos na traseira e acionamento elétrico para o freio de estacionamento.
São quatro versões, sempre com transmissão automática: 1.0 Comfort (R$ 107.490), 1.0 Limited (R$ 120.490), 1.0 Platinum (R$ 135.490) e 2.0 Ultimate (R$ 146.990). A geração anterior continua com um produto em linha, a versão Action com motor 1.6 e câmbio automático que custa R$ 96.490.
Commander, o novo jeep de sete lugares
A Jeep comanda o mercado de SUVs no Brasil e lidera os dois principais segmentos com o Renegade e o Compass. Agora a empresa americana quer ser referência entre os modelos de sete lugares com o inédito Commander.
Montado em Pernambuco, sob a mesma plataforma modular dos outros dois modelos, o novo Jeep é mais luxuoso que o Compass e não terá opcionais.
Ele conta com apenas duas versões: Limited e Overland. O primeiro já tem um bom pacote de equipamentos, que inclui painel de instrumentos digital, sistema multimídia conectado e os sistemas de assistência ao motorista, como alerta de ponto-cego, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa e frenagem automática, assim como assistente de estacionamento automático.
Essas duas configurações podem ser associadas aos dois conjuntos mecânicos, ambos com câmbio automático: 1.3 litro turbo flex (até 185 cv) e tração 4x2 e 2 litros turbo diesel (170 cv) e tração 4x4. Assim, são oferecidas quatro opções: Limited flex (R$ 199.990), Overland flex (R$ 219.990), Limited diesel (R$ 259.990) e Overland diesel (R$ 279.990).
Entre os rivais estão Caoa Chery Tiggo 8, Mercedes-Benz GLB, Mitsubishi Outlander, Toyota SW4 flex e Volkswagen Tiguan Allspace.
Fonte: Correio – Autos & Etc