17/06/2025 10h10
Foto: INSS - Divulgação
O INSS realizou, no último fim de semana, um grande esforço para acelerar a análise do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Foram atendidas presencialmente 3.144 pessoas com deficiência que solicitaram o benefício assistencial. A ação envolveu mutirões e atendimentos extras em agências do INSS em todas as regiões do Brasil.
Desde maio, o INSS tem feito ações concentradas para reduzir a fila de espera do BPC. Nos mutirões, o cidadão consegue passar por todas as etapas no mesmo dia: perícia médica, avaliação social e análise administrativa. Se tudo estiver certo, o resultado já sai na hora.
Onde aconteceram os mutirões?
Também houve atendimentos extras em diversas agências do INSS em todos os estados com foco na avaliação social para quem já solicitou o BPC.
Quem tem direito ao BPC?
O BPC é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Ele garante um salário-mínimo mensal para:
Para ter direito, é necessário:
Não é preciso ter contribuído para o INSS. Mas vale lembrar: o BPC não é aposentadoria, não paga 13º salário e não gera pensão por morte.
Quando e onde serão os próximos atendimentos?
Os atendimentos extras nas agências do INSS aos finais de semana continuam nos próximos meses. Para saber onde estão acontecendo, basta ligar para a Central 135.
Os mutirões para agilizar o BPC também seguem até o fim do ano. Fique atento para os próximos! Para saber onde e quando vão acontecer, acompanhe pelos canais oficiais do INSS.
Como agendar?
Para participar, é necessário fazer o agendamento prévio , de forma simples e gratuita: