Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

INSS: Prova de vida presencial não será mais necessária

Presidente do órgão explicou que uma equipe irá até a casa do beneficiário, caso ele não seja encontrado no rastreio

03/02/2022 08h23

Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

O INSS anunciou na quarta-feira (2) que aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios não terão mais que fazer a prova de vida de forma presencial. A confirmação foi feita pelo presidente do órgão, José Carlos Oliveira.

De acordo com Oliveira, o governo será responsável por consultar bases de dados públicas e privadas para comprovar que a pessoa está viva. 

"A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS. Como faremos? Com todas as bases de todos os órgãos do governo. [...] Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas", explicou o presidente do INSS.

Se o governo não encontrar nenhum 'movimento' do cidadão, uma equipe irá até a casa do beneficiário para realizar a prova de vida. Isso será feito por meio de parcerias, e uma delas já foi confirmada: com os Correios.

"Se nós não encontramos um movimento do cidadão em uma dessas bases, mesmo assim o cidadão não vai precisar sair de casa para fazer a prova de vida. O INSS proverá meios, com parcerias que fará, para que essa entidade parceira vá na residência e faça a captura biométrica na porta do segurado", garantiu.

Prazos e rastreios

Dos 36 milhões de beneficiários que não precisarão mais se deslocar anualmente a uma agência bancária para fazer a prova de vida, mais de 5 milhões têm mais de 80 anos, de acordo com o Governo Federal.

As mudanças já valem a partir de agora, mas o INSS terá até 31 de dezembro para concluir a implementação. Até essa data, o bloqueio de pagamento de benefícios por falta da comprovação de vida fica suspenso.