Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

INSS vai pagar aposentadoria com reajuste para quem ganha mais

A data do pagamento varia de acordo com o número final do benefício, excluindo-se o dígito

03/02/2020 08h14

Foto: Divulgação

Os aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais do que o salário mínimo começam a receber, a partir desta segunda-feira (3), o benefício com o reajuste de 4,48%. O pagamento vai até 7 de fevereiro. A data do pagamento varia de acordo com o número final do benefício, excluindo-se o dígito.

O aumento de 4,48% para quem ganha mais do que o salário mínimo seguiu o INPC acumulado em 2019. Para quem começou a receber o benefício a partir de fevereiro do ano passado, os reajustes dos valores acima do salário mínimo vão variar de acordo com o mês de início da concessão.

Reajuste menor para quem ganha o mínimo

Para quem ganha até o salário mínimo, os pagamentos começaram no último dia 27, e seguem também até 7 de fevereiro, de acordo com o número final do benefício.

Apesar de o governo já ter apresentado uma medida provisória com o novo salário mínimo de R$ 1.045, esse pagamento é referente ao mês de janeiro, portanto, o valor depositado será de R$ 1.039, um aumento de 4,1%. O reajuste do mínimo, que define também o piso das aposentadorias e pensões, ficou abaixo da inflação medida pelo INPC, que fechou 2019 em 4,48%. Assim, aposentados que recebem o mínimo tiveram um aumento menor nesse primeiro pagamento.

Calendário de pagamentos

As datas de pagamento variam conforme o valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Por exemplo, se o número é 123.456.789-0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9.