16/10/2022 11h03
Foto: Divulgação
Com 9 milhões de passageiros transportados e excelente desempenho em Pontualidade e Regularidade, a nova companhia aérea italiana ITA Airways, criada para assumir o lugar da falida Alitalia, comemorou seu primeiro ano de operações desde a decolagem do primeiro voo. O voo inaugural da ITA Airways, número AZ-1637 na rota Milão Linate–Bari, decolou em 15 de outubro de 2021, às 6h20.
Apesar das dificuldades vividas pela indústria como um todo e graças ao empenho e dedicação dos colaboradores da Companhia, a ITA Airways manteve o seu plano, que se baseia em quatro objetivos centrais – sustentabilidade, digitalização, inovação e foco no cliente – a serem atingidos sob a bandeira do Made in Italy.
Doze meses depois, a ITA Airways é considerada um “caso de estudo”, uma start-up modelo, que conseguiu construir o seu crescimento na recuperação do transporte aéreo. A companhia conquistou as melhores classificações, globalmente, tanto em Regularidade, registrando um índice de 99,9%, quanto em Pontualidade, atingindo picos recordes, apesar dos problemas críticos causados por um setor aeroportuário conturbado.
Novas refeições a bordo
A ITA Airways desenvolveu um novo conceito criativo para suas refeições a bordo, que foram projetadas para garantir que os passageiros experimentem comida e vinho italianos de alta qualidade com base em temas específicos. O projeto visa criar valor tanto para os passageiros como para a cadeia alimentícia nacional.
Guiados por esta visão, a partir de 2 de junho em todos os voos intercontinentais com partida da Itália na rede ITA Airways, os clientes Business podem experimentar novos sabores e sabores inspirados em excelentes comidas e vinhos de origem italiana, em um estilo simples e elegante projetado pelo talento dos chefs italianos, que se revezarão a bordo.
As comemorações do primeiro aniversário da Companhia também serão uma oportunidade única para o lançamento de uma nova parceria com a Ferrari Trento, do grupo Lunelli. Estes espumantes finos serão as protagonistas de um brinde de excelência totalmente italiano.
Nova programação de entretenimento a bordo
Entre as muitas novidades da ITA Airways, está também em preparação um novo programa de entretenimento a bordo, com um total de 238 conteúdos entre filmes, TV e playlists de música.
Em detalhes, 80 novos lançamentos estão planejados, incluindo filmes de sucesso mundial como ‘Top Gun-Maverick’, que arrecadou mais de US$ 1,42 bilhão, e ‘Elvis’ da Warner Bros Pictures, do diretor indicado ao Oscar Baz Luhrmann, estrelado por Austin Butler e vencedor do Oscar Tom Hanks.
Entre os filmes italianos, ‘5 é o número perfeito’, estrelado por Toni Servillo e Valeria Golino, representa uma das estreias cinematográficas mais promissoras dos últimos anos, e ‘Il bambino nascosto’, filme de Roberto Andò, estrelado por Silvio Orlando, é em competição para o David di Donatello 2022.
Outra novidade importante em outubro é a nova música de embarque e desembarque em toda a frota de médio e longo curso dedicada aos destinos da ITA Airways, principalmente em voos internacionais.
Novos destinos intercontinentais
Na temporada de inverno, a Companhia se concentrará principalmente em seu projeto de expansão de longa distância com várias novas rotas importantes:
No dia 5 de novembro, será lançada a nova rota de Roma Fiumicino para Tóquio Haneda, operada com o Airbus A350. O novo voo estará disponível três vezes por semana
A partir de 3 de dezembro, será lançada a nova rota de Roma Fiumicino a Nova Deli, operada com o Airbus A330, três vezes por semana, todas as segundas, quartas e sábados. De 17 de dezembro a 25 de março de 2023, o novo voo direto de Roma Fiumicino para Malè, Maldivas, será operado com aeronaves Airbus A350 e/ou A330, com frequência semanal variada durante a temporada para atender à demanda esperada: de duas vezes por semana, aos sábados e domingos (17, 18 de dezembro e depois de 28 de janeiro a 25 de março) a três voos por semana (de 21 de dezembro a 25 de dezembro e depois de 19 a 22 de janeiro), a quatro vezes por semana (de 26 de dezembro a 1 de janeiro e de 11 a 15 de janeiro), e, eventualmente, cinco vezes por semana (de 2 de janeiro a 8 de janeiro).
Os novos destinos intercontinentais se somam aos voos da ITA Airways para Nova York, operados de Roma Fiumicino e Milão Malpensa, e para Boston, Miami, Los Angeles, São Paulo e Buenos Aires, operados de Roma Fiumicino.
Expandindo ainda mais a rede da ITA Airways, são 29 acordos de codeshare com as principais operadoras globais, ampliando muito a oferta da empresa aos clientes.
A ITA Airways faz parte da SkyTeam Alliance, um grupo de 18 companhias aéreas-membro que conecta milhões de passageiros por meio de uma rede global de rotas, voando para mais de 1.000 destinos e oferecendo serviços exclusivos como Sky Priority para clientes fiéis.
A frota
A ITA Airways começou com 52 aeronaves (7 de fuselagem larga e 45 de fuselagem estreita), e hoje a frota é composta por 69 aeronaves, incluindo 6 novos Airbus A350, 8 A330-200, 31 A320ceos e 18 A319ceos.
A empresa ainda terá quatro novos aviões Airbus A220 a partir de outubro. Os dois primeiros, com a pintura “Born To Be Sustainable” (Nascido Para Ser Sustentável), farão seu primeiro voo comercial nesse domingo, 16 de outubro, e contribuirão para que a ITA Airways se torne a transportadora mais ecológica da Europa, com 80% de aeronaves de nova geração na frota até 2026.
O A220 operará entre Roma, Milão, Gênova, Turim, Nápoles, Genebra, Zurique e Munique. Novas aeronaves A220 e A330-900 (A330neo), A320neo e A321neo chegarão nos próximos meses.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um tema de fundamental importância para a ITA Airways, que está se equipando com uma frota moderna e ecologicamente correta, que conta com tecnologias de ponta para otimizar eficiência e qualidade e reduzir significativamente o impacto ambiental.
Uma das vantagens de ser muito jovem é a possibilidade de definir desde cedo as linhas de orientação de um ambicioso plano centrado na construção de uma frota verde e moderna até 2026, 80% da qual será composta por aeronaves de nova geração, a uma redução estimada das emissões de CO2 de 1,3 milhão de toneladas durante o período do Plano ’22-’26.
A Empresa foi fundada com a ambição de se tornar uma referência nacional como uma transportadora aérea verde, eficiente e inovadora. O Plano de Negócios visa provar que as viagens aéreas e a sustentabilidade não são mutuamente exclusivas, o que parecia impossível apenas alguns anos atrás.
Ser uma start-up confere à companhia uma vantagem competitiva: a sustentabilidade deve ser a força motriz, o viabilizador da ideia de negócio por trás da ITA Airways.
Estreando no Farnborough International Airshow no último dia 19 de julho, a ITA Airways apresentou o seu ambicioso compromisso com a Sustentabilidade num Manifesto, consagrando as suas responsabilidades para com o planeta e as pessoas e a forma como pretende gerar valor.