Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Ita Construtora passa a usar empilhadeira da Combilift

O equipamento proporciona maior flexibilidade, produtividade e segurança

10/11/2020 15h24

Foto: Divulgação

Um exemplo de sucesso de como uma empilhadeira multidirecional pode representar profundas mudanças operacionais na movimentação de grandes estruturas é apontado pela Ita Construtora. A empresa, que produz estruturas de madeira lamelada colada que são usadas em edificações e instalações prediais pelo Brasil, adotou um dos equipamentos da Combilift: a empilhadeira modelo CB3000 Multidirecional.

O projeto, exclusivo para a Ita Construtora, é de proporcionar maior flexibilidade, produtividade e segurança na movimentação e armazenagem das estruturas, que podem chegar a 20 metros de comprimento.

A empresa tinha problemas de fluxo das estruturas na fábrica: eram utilizados equipamentos que não acomodavam de forma adequada as peças principalmente pelo comprimento, dificultando o deslocamento e as atividades das pessoas que por ali circulam.

Daniel Salvatore, um dos sócios e também diretor de tecnologia da Ita, explicou que os corredores precisavam ser largos, em torno de oito metros, para oferecer manobrabilidade aos equipamentos carregados de peças de até 20 metros de comprimento que eram transportadas na transversa.

Com a missão de inovar nos processos internos para que a matéria prima (madeira) seja transformada em estruturas de diferentes formatos e texturas para diversas edificações, a Ita estendeu o conceito da inovação à logística para receber a madeira, manuseá-la e movimentá-la em sua planta escolhendo uma empilhadeira Multidirecional Combilift. Em operação há 11 meses, o equipamento é considerado um diferencial na operação da fabricante, e transformou a movimentação e a armazenagem em processos eficientes.

“Reduzimos os corredores de oito para quatro metros de largura pois as estruturas são carregadas e movimentadas de forma longitudinal, sem prejuízo da ergonomia do operador, que tem ampla visibilidade da operação” disse Daniel Salvatore. “Alcançamos quatro metros de altura de empilhamento e transporta-se até 2,5 toneladas de carga. Além disso, com sua manobrabilidade versátil, a Multidirecional auxilia no carregamento de contêineres.”

O executivo destaca que assim como a Ita, a Combilift adota como filosofia a customização de produtos em escala, e sob esta ótica a inovação faz a diferença. Com a solução da Combilift, a Ita registrou uma melhoria significativa na distribuição de seu centro logístico, ganhou produtividade, pois o equipamento além de versátil e ergonômico, é também ágil, e proporcionou redução no custo de produção.

Para Daniel Salvatore a multidirecional aumentou a segurança nas operações, promovendo a mobilidade. “O atendimento, o nível de conhecimento técnico em projetos e o pós-vendas, proporcionaram uma tomada de decisão assertiva, confirmando nossa percepção de solidez com o que vimos de referência da fábrica na Irlanda,” completou.