16/06/2020 17h43
Foto: Jornal Portuário
O APL Paris, maior navio full contêiner a atracar em portos brasileiros, chegou nessa terça-feira (16) ao Complexo Portuário de Itajaí. Ele tem 347,40 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca), com capacidade para transportar até 10.798 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O navio pertence ao armador CMA CGM, com bandeira da Singapura, e vem do Porto de Caucedo (Santo Domingo, Republica Dominicana).
As manobras com essa classe de navios, denominados ItajaíMax - navios de até 350 metros, que é o tamanho máximo que pode ser operado nesse momento no Complexo - são resultado do planejamento, dos estudos e do treinamento de todos os envolvidos, para que essas embarcações possam operar de forma viável e segura. “Para que essa manobra pudesse ser realizada com segurança, foi um longo período de estudos, planejamento, treinamentos, simulações e manobras anteriores a essa, que nos atestaram que é viável para nosso Complexo receber navios dessa classe”, disse Wallace Siqueira Bezerra, presidente da Praticagem.
Nesta quarta-feira (17), o navio parte para o Porto de Singapura. A embarcação sairá de popa (ré) do berço 03 da Portonave e será rebocada até a área da Nova Bacia de Evolução, na Baía Afonso Wippel, onde realizará um giro de 180° e na sequencia segue seu destino marítimo. Por serem consideradas manobras especiais, as entradas e saídas de navios com mais de 306 metros exigem a interdição do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí, no trecho compreendido entre a Portonave e a entrada do canal.
“Desde o início dessa gestão, o prefeito Volnei nos deu a orientação de adequar o Complexo e torná-lo competitivo, diante do cenário mercadológico que vivenciamos hoje no sul do Brasil. Iniciamos com a dragagem e recuperação de profundidade, a conclusão dos berços, a readequação do canal com a nova bacia de evolução e os testes que agora estão demonstrando eficazes”, salientou Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí. “Fico muito feliz com esse marco, que é girar na Bacia de Evolução o maior navio full contêiner que já frequentou a costa brasileira. Isso é bom para o Complexo, mostra sua competitividade e melhora ainda mais as condições do trabalho que estamos realizando, principalmente nesse novo processo de arrendamento, que está sendo preparado junto a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e a Empresa de Planejamento e Logística-EPL ”, completou.
O diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, enfatiza que a chegada desses grandes navios é resultado de um grande conjunto de esforço coletivo. “O desenvolvimento da infraestrutura e da estratégia estabelecida em conjunto pelos integrantes do Complexo, nos possibilitaram manter elevado nível de operações e, assim, atender às demandas das linhas de navegação e proporcionar crescimento econômico”, enfatizou Osmari.