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Transporte Aéreo

Itapemirim Transportes Aéreos suspende operações

Anac ressalta que a empresa deve prestar assistência a todos os passageiros

18/12/2021 11h30

Foto: Divulgação

A Itapemirim Transportes Aéreos, também chamada de ITA, suspendeu "temporariamente" todas as operações em pleno fim de ano. Desta forma, todos os voos foram cancelados. De acordo com a companhia aérea, a situação está ligada a uma "reestruturação interna".

No mercado a partir de julho deste ano, a Ita surpreendeu passageiros que, em alguns aeroportos, só souberam da paralisação do serviço momentos antes do embarque. A companhia tinha 513 voos programados até o dia 31, partindo de terminais de Galeão (RJ) Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), além do aeroporto paulista.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a Itapemirim deve prestar imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunicar individualmente sobre cancelamento de voos e reacomodações. Além disso, deve garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas “A Anac recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A agência orienta que os passageiros também recorram à plataforma consumidor.gov.br”. 

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entidade em que a ITA é associada, informou que lamenta a suspensão temporária das operações da Itapemirim e que está à disposição da Anac para colaborar com a coordenação do atendimento aos passageiros da companhia.

A companhia lamentou os transtornos causados e  afirmou que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, com “o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos.” Passageiros com viagem marcada para os próximos dias devem entrar em contato com a companhia por e-mail –  [email protected]– para se informar como proceder, orienta a Itapemirim.

Ainda segundo o comunicado, a decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim e as operações seguem normalmente.

Direitos dos passageiros

Para passageiros que tinham e ainda têm voos marcados pela companhia do grupo Itapemerim, o Procon-SP informa os segundos direitos:

  • Empresa deve oferecer alternativa de reacomodação em outra empresa aérea, reembolso da passagem ou execução do serviço por outra modalidade de transporte. A escolha deverá ser do passageiro.
  • Se o reembolso for a escolha do cliente, ele deverá ser feito em até 12 meses, a partir da data de cancelamento do voo, e com atualização da inflação pelo INPC.
  • O cancelamento também pode ser transformado em crédito para ser utilizado na própria empresa aérea em nome próprio ou de terceiros em até 18 meses.