04/09/2020 16h18
Foto: Divulgação
O Itaú ultrapassou o Bradesco e se tornou a marca mais valiosa do país, segundo ranking Brandz Brasil, elaborado anualmente pelo grupo WPP e pela empresa de pesquisa e consultoria Kantar.
A marca Itaú foi estimada em US$ 8,268 bilhões. Mesmo com um recuo de 1% na comparação com 2019, o banco chegou ao primeiro lugar pela primeira vez nos 14 anos do ranking.
Já o Bradesco, que tinha ficado na liderança da lista do ano passado, viu o seu valor de marca encolher para US$ 6,137 bilhões, caindo para a 3ª posição.
A vice-liderança ficou com a Skol, com US$ 6,797 bilhões. Em 2018, a marca de cerveja liderou o ranking.
Completam o top 5 de 2020 Magazine Luiza (US$ 5,111 bilhões) e Brahma (US$ 3,720 bilhões).
Neste ano, mesmo diante de um cenário adverso gerado pela pandemia de coronavírus, as 25 marcas brasileiras mais valiosas atingiram um valor total de US$ 55,7 bilhões, o que representa um incremento de 4% na comparação com o top 25 de 2019.
"Apesar de tomarem dois dos três primeiros lugares do ranking, as instituições financeiras enfrentaram uma batalha para se manter no topo. O contexto do negócio já estava sendo afetado antes mesmo da pandemia da Covid-19, com o governo diminuindo drasticamente a taxa de juros, e o avanço das fintechs – que cada vez mais estão ganhando espaço de forma bastante disruptiva", destacou a Kantar Brasil.
Já os maiores avanços em termo de valor foram registrados pelas marcas de varejo Extra, Pão de Açúcar, Assaí e Magazine Luiza.
O ranking leva em consideração não só o valor de mercado, como também o valor de contribuição da marca, que pela metodologia da pesquisa é calculado a partir da proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua "capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price".