Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Iveco vai fornecer 7,1 mil ônibus ao programa do governo federal

Modelos serão feitos na fábrica de Sete Lagoas, Minas Gerais

03/12/2023 07h55

Foto: Divulgação 

A Iveco Bus, após ganhar licitação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), será um dos principais fornecedores de ônibus para o Programa Caminho da Escola em 2024, com um total de 7,1 mil unidades. Os ônibus serão produzidos na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais, e serão entregues ao longo do próximo ano.

O programa do Governo Federal visa levar o transporte escolar às regiões de mais difícil acesso do País. A Iveco é a fabricante que vai fornecer um lote de 3,5 mil ônibus na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3), modelos com capacidade para 59 estudantes.

A fabricante também vai entregar outras 3.600 unidades na categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE2). Estes têm capacidade para transportar 44 estudantes. "Ganhar essa licitação reforça a importância do Caminho da Escola para a Iveco Bus. Estamos presente no programa há mais de uma década", declarou o diretor da Iveco Bus para a América Latina, Danilo Fetzner.

A fabricante de origem italiana entregou os seus primeiros CityClass ao programa, ainda em 2009. Ao longo desta trajetória, a marca já produziu mais de 8 mil ônibus, de diferentes configurações ao Caminho da Escola.

Ônibus Rural Escolar

Para a categoria ORE-2, a Iveco vai fornecer o chassi 10-190. O modelo é indicado para diferentes operações e terrenos e conta com o motor FPT N45, de quatro-cilindros, que desenvolve potência de 190 cv. Além disso, tem PBT de 10,5 t, o que permite configurar o micro-ônibus conforme a necessidade do cliente.

O ORE-3 conta com o chassi 15-210, de 15 t de PBT. Este modelo também traz o motor FPT N45, mas com potência de 210 cv. Ambos os modelos contam com suspensão elevada, o que garante aos ônibus maior altura em relação ao solo. Além disso, têm bloqueio de diferencial, o que facilita a transposição de atoleiros.

Os modelos são equipados com pneus de uso misto, contam com redução de balanço dianteiro e traseiro para facilitar o acesso a lugares acidentados.