Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Jadlog amplia infraestrutura para absorver alta demanda da Black

Transportadora estrutura plano de pico que abrange todas as áreas

01/11/2023 15h20

Foto: Divulgação 

A Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico, organizou um plano de pico para as suas operações na Black Friday 2023, que devem movimentar entre 15% e 20% a mais de encomendas do que no mesmo período do ano passado. O plano é multidisciplinar e abrange todas as áreas da empresa, focado na experiência positiva de compra dos consumidores com a logística do e-commerce.

"Estamos totalmente empenhados em manter o ritmo de entregas e coletas de encomendas neste período de crescimento acentuado em volume, por isso expandimos nossa infraestrutura para continuarmos a oferecer uma experiência positiva aos nossos clientes, sejam embarcadores ou consumidores", afirma Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.

No planejamento de coletas, haverá um incremento de 50% na frota de carretas, caminhões truck e de VUCs; utilização de um pátio adicional em São Paulo e um controle rígido de mercadorias de FEFO, ou seja, a primeira encomenda a vencer será a primeira a sair. Além disso, a equipe de transportes do Hub Central dará suporte às coletas.

Em relação ao processamento das encomendas, a Jadlog vai contar com um Terminal de Cargas (Teca) exclusivo para a operação de Black Friday em São Paulo; reforço de mil colaboradores adicionais; operação 24x7 na sede e filiais, e equipamentos automatizados no Teca São Paulo, como o dimensionador de carga, o novo small sorter e os novos leitores de códigos de barra.

Nas transferências, o plano inclui seis novos HUBs, 10% de novas rotas criadas pelo Brasil, 50% de veículos adicionais, abastecimento direto nas operações last mile em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da adoção do Milk run, sistema de entregas que otimiza a operação ao possibilitar que se deixe uma encomenda e retire outra no mesmo local, economizando tempo e recursos.

Para o last mile, a Jadlog vai acrescer 70% de carros para as entregas; terá estrutura de entregas nos hubs; e reforço do número de funcionários na supervisão de campo. Nesta operação de última milha, que é a especialidade, a Jadlog vai contar com os 72 novos veículos elétricos recém adquiridos da Cicloway, sendo 50 motocicletas elétricas dos modelos Super Cargo e Mini Max e 22 veículos elétricos dos modelos tuk tuk Saúva, Formigão e Joaninha, além de mais motocicletas Super Max e Mini Max. Os veículos elétricos em circulação permitirão também reduzir as emissões de CO2 nas operações da Black Friday.

Serviços que dão apoio ao plano de pico

Na área administrativa, haverá plantão de atendimentos aos finais de semana e call center com empresa especializada no período da Black Friday. O plano de pico da Jadlog também abrange o gerenciamento de riscos, por isso haverá 40% de incremento nas escoltas dos veículos em trânsito.

Dentro de todo o contexto da operação de pico, a Jadlog conta com a utilização do serviço Pickup para compor o escoamento das encomendas, que hoje possui mais de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro no Brasil, sendo 900 pontos só na Grande São Paulo. Essa solução, que permite ao consumidor retirar sua encomenda em horários estendidos próximo de sua residência ou local de trabalho, ajudará não apenas nas entregas da Black Friday, mas também na logística reversa, permitindo postar os produtos adquiridos no e-commerce para trocas ou devoluções.

Outro serviço para apoiar a operação será o Predict, que envia uma mensagem de SMS ao consumidor avisando o horário de entrega da encomenda, com janela de duas horas, no dia da entrega. A solução traz previsibilidade para as entregas.