07/07/2022 14h45
Foto: Divulgação
A transportadora Jamef inaugurou, nesta semana, o segundo posto avançado da rede de hubs urbanos "Perto de Você", agora no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo (SP). A unidade funcionará na Rua Henrique Schaumann, 722, e atenderá a oito bairros dessa região e de parte do centro. Empresas e consumidores poderão fazer coleta, retirada e entrega de mercadorias, realizadas com o apoio de veículos utilitários de pequeno e médio porte — Fiorinos e vans —, além de motos e bicicletas, modais ágeis para deslocamento na cidade.
A rede urbana da Jamef, iniciada em 13 de junho com a inauguração do Hub Moema, é parte essencial da estratégia da companhia de trazer ainda mais eficiência, agilidade e precisão para a logística de "última milha", etapa em que os produtos chegam ao seu destino final, por exemplo, às lojas de uma rede varejista ou à casa do consumidor final.
Anteriormente, essa etapa era realizada a partir das centrais logísticas, mais distantes. Os hubs "encurtam" o caminho, uma vez que os pacotes que chegam à cidade já são direcionados para a unidade que está mais próxima do seu endereço de destino. Os pontos avançados de atendimento da Jamef também oferecem serviço de coleta de encomendas, trazendo mais conveniência para os clientes.
"Os novos hubs urbanos aproximam ainda mais a Jamef dos seus clientes. Além de Moema, que inauguramos no mês passado, e dessa nova unidade em Pinheiros, temos programada para este ano a chegada de mais sete postos "Perto de Você", levando praticidade e rapidez para toda a cidade de São Paulo e, em breve, para outros pontos do Brasil", afirma Pedro Maniscalco, diretor de operações da Jamef.
As próximas regiões da capital paulista a receberem um hub urbano "Perto de Você" serão: Centro, Tatuapé, Ipiranga, Vila Mariana, Santo Amaro, Divisa de São Caetano e São Bernardo.
A vez das MPMEs
A explosão das vendas online e o empreendedorismo trouxeram grandes desafios para o mercado logístico. Apenas em 2021, a Jamef transportou 17 milhões de volumes, além de ter observado um crescimento da proporção de empresas de porte micro, pequeno e médio no seu portfólio de mais de 40 mil clientes. Atualmente, sete em cada 10 entregas realizadas pela empresa são frutos de vendas realizadas por MPMEs (Micro, pequenas e médias empresas), que demandam segurança, eficiência, agilidade, precisão e inteligência no serviço transporte.
"A escolha de quem vai transportar os pedidos dos seus clientes é de extrema importância, pois a qualidade da entrega é também um reflexo da qualidade da sua marca. Para a Jamef, cuidar dos clientes significa também cuidar para que os clientes deles recebam o melhor atendimento. Por isso, seguimos desenvolvendo novas soluções e tecnologias, além de investir continuamente em treinamento para a nossa equipe", destaca Maniscalco.
Alta tecnologia e inteligência
Entre as tecnologias que chegaram como aliadas para estratégias logísticas mais assertivas está a Torre de Controle, que integra 30 fontes de dados diferentes e monitora todas as etapas do processo de transporte de cargas – da coleta à entrega.
Com o alto fluxo de informações geradas e o uso de análise preditiva, a transportadora antecipa ocorrências, com base no histórico de rotas, e reduz em até 60% o tempo de coletas não-programadas. O próximo passo nessa área, já em desenvolvimento, será o uso de inteligência artificial e machine learning para tornar os sistemas logísticos ainda mais eficazes.