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Transporte Terrestre

Jeep Commander será lançado no próximo dia 26

SUV desenvolvido no Brasil vai concorrer com Caoa Chery Tiggo 8 e VW Tiguan

18/08/2021 08h00

Foto: Divulgação

A Stellantis finalmente revelou nesta semana as primeiras imagens completas do Jeep Commander. O inédito SUV de sete lugares será lançado no próximo dia 26 para se tornar o novo modelo nacional topo de linha da marca.

Como era esperado, é possível identificar traços do Compass, do qual o Commander é derivado. Apesar disso, há menos compartilhamento de peças do que ocorre com o Argo e Pulse, por exemplo. Por fora somente as portas dianteiras, o para-brisa e as colunas A e B são as mesmas do Jeep menor.

O aumento do entre-eixos alterou o desenho da porta traseira, que ficou mais comprida para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos. A dianteira tem estilo único, com uma extensão da grade do radiador avançando sobre os faróis que, assim como as luzes de neblina, serão full LED. O capô recebeu um recorte nas laterais inexistente no Compass.

Junto ao farol de neblina há um par de luzes de conversão estática, que se acendem nas curvas para iluminar melhor as laterais do carro. As rodas são de 19 polegadas, com pneus 235/50.

A traseira carrega a maioria das mudanças e não esconde o parentesco com o Grand Cherokee L, SUV grande para sete pessoas à venda nos Estados Unidos. As lanternas, também de LED, têm um desenho mais estreito e horizontal, ainda que continuem bipartidas pela enorme tampa do porta-malas. O nome estampado indica uma das versões topo de linha, Overland 4x4.

É possível identificar na imagem alguns equipamentos que serão oferecidos ao menos no pacote topo de linha. Isso inclui chave presencial, controlador de velocidade adaptativo e assistente de estacionamento automático.

O Commander repetirá o catálogo de motores e câmbios já oferecidos no Compass. A versão de entrada terá o 1.3 turbo de até 185 cv com caixa automática de seis marchas e tração dianteira, enquanto o pacote topo de linha virá com o 2.0 turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e tração integral. É possível que esse conjunto vá além dos 170 cv para compensar o peso maior do SUV.

O interior é praticamente o mesmo do Compass, com painel digital e central multimídia de 10 polegadas com conexão à internet (paga à parte). Os bancos traseiros são bipartidos e correm sobre trilhos para facilitar o embarque aos dois bancos adicionais posicionados sobre o porta-malas.

Fonte: G1 - Auto Esporte