Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Joinville é destaque na reciclagem de isopor

Com ações educacionais e incentivos a cidade conseguiu elevar os números da reciclagem do isopor

28/05/2022 09h14

Foto: Divulgação 

A cidade de Joinville, Santa Catarina, vem se destacando na reciclagem de isopor. Um Projeto de iniciativa privada e da Associação Brasileira da Indústria de Plástico (Abriplast), está incentivando a economia circular dessa embalagem.

A implantação do projeto começou no ano de 2020, e houve um aumento de 60% na reciclagem do resíduo, de acordo com os idealizadores.

Isopor Amigo

Pontos de Entrega Voluntário estão instalados em um parque da cidade, bem como em algumas empresas privadas.

Orientações ensinam como o isopor deve ser limpo, no caso de armazenar alimentos. Logo após a limpeza e separação do isopor que é 100% reciclável, ele se torna matéria-prima para novos produtos.

Economia circular

De acordo com os números, a iniciativa parece ter dado certo. Em 2020, antes do projeto de coleta, a cidade realizava a reciclagem de aproximadamente 25% do isopor que circulava na cidade.

Agora, através do projeto Isopor Amigo, 85% desse resíduo é destinado corretamente retornando a cadeia produtiva.

O resíduo reciclado se torna, por exemplo, rodapés, solado de calçados, copos, réguas.

Já quando descartado como lixo, no aterro ele se acumula, pois leva até 400 anos para se decompor. Sem falar do valor em dinheiro, literalmente jogado no lixo.

Impacto socioambiental

100 empregos diretos foram abertos, e indiretamente cerca de 5 mil famílias foram impactadas, de acordo com os números iniciais, desde que sua implementação. 

300 cooperativas parceiras no país recebem os materiais coletados nos 1,2 postos de coleta.

Em 16 meses foram coletados 600 quilos de EPS, o equivalente a 65 mil caixas de marmitas.

O programa pretende continuar, principalmente para que a indústria não tenha problemas com matéria-prima, como aconteceu recentemente durante a pandemia.

A reciclagem do isopor é importante para a produção, para renda de catadores, mas além disso, evita impactos ambientais.

Animais podem ingerir isopor acidentalmente, pois o material é leve e se quebra com facilidade.

Além disso, para cada tonelada de produção com o material reciclado, 1,2 toneladas de gases de efeito estufa, deixam de ser liberados.

Ainda mais, os idealizadores do projeto destacam os benefícios da reciclagem, por exemplo, a redução da extração de recursos naturais não renováveis e o avanço a áreas florestais ainda intocadas; a geração de emprego e renda; a eliminação do uso de aterros sanitários; a promoção da inovação de processos e de produtos e o aumento da eficiência dos processos produtivos.

Fonte: Portal Sustentabilidade