08/12/2025 11h12
Foto: Divulgação
A KLM deu mais um passo no processo de modernização de sua frota com a retirada de operação do primeiro Boeing 737-800. A aeronave de matrícula PH-BXK realizou seu último voo comercial na última semana e foi enviada ao Aeroporto de Twente, nos Países Baixos, onde passará por desmontagem e reciclagem.
Após desembarcar seus últimos passageiros em Schiphol, o jato realizou um curto deslocamento até Twente, na cidade de Enschede, onde foi entregue à AELS, empresa especializada no desmonte e reaproveitamento de aeronaves. Antes disso, equipes da KLM Engineering & Maintenance removeram os motores e a unidade auxiliar de potência (APU), que serão reutilizados em outras aeronaves da própria companhia. Outras peças também deverão ganhar uma segunda vida em operações de outras empresas aéreas ou seguirão para reciclagem.
A retirada progressiva dos Boeing 737-800 faz parte de um investimento de 7 bilhões de euros na renovação da frota. Os atuais 737 que voam em rotas europeias serão substituídos gradualmente pelo Airbus A321neo, modelo que emite menos CO₂ e gera menor nível de ruído. O segundo 737-800 da frota será desativado em janeiro de 2026 e também será levado a Twente.
O programa de modernização da KLM também envolve outras frentes. Nas rotas europeias, os Airbus A320neo e A321neo substituirão os Boeing 737. Já na subsidiária KLM Cityhopper, os novos Embraer E195-E2 estão assumindo o lugar dos antigos E190-E1. Em voos intercontinentais, quatro Boeing 787-10 Dreamliner foram incorporados recentemente, enquanto o último exemplar desse lote deverá chegar no início de 2026. No próximo ano, a companhia também receberá o Airbus A350-900, que substituirá aeronaves mais antigas, como Boeing 777 e Airbus A330.