23/04/2021 13h26
Foto: Divulgação
Qualidade e precisão. Essas são algumas das vertentes avaliadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que concedeu ao Laboratório da Cetrel a manutenção da acreditação ISO 17025. A certificação estabelece requisitos gerais para avaliação da competência de laboratórios de ensaios e calibração.
O gerente do Laboratório da Cetrel, Valdo Pontes, informou que as auditorias verificam e atestam a competência da unidade usando critérios técnicos, como verificação da rastreabilidade, validação de métodos, estimativa de incertezas, capacitação e participação em programas de ensaios de proficiência. "Desta forma, elas validam a imparcialidade, a confidencialidade e a qualidade dos serviços prestados", salientou.
Para João Lins, diretor-presidente da Cetrel, o resultado "reforça o trabalho de excelência da equipe do laboratório e da área de Gerenciamento Ambiental (GAM), assim como a maturidade do sistema de qualidade".
Vale destacar nesta auditoria que, além da manutenção da acreditação, o GAM realizou a extensão do seu escopo de ensaios in situ, incluindo os parâmetros de turbidez, temperatura e ORP (Potencial de Oxidação Redução). Agora, o escopo de acreditação da Cetrel envolve a acreditação de seus principais ensaios laboratoriais, bem como a amostragem de efluentes, resíduos, recursos hídricos e ar.
Diferencial no mercado
Valdo destacou que a manutenção da acreditação evidencia o aprimoramento contínuo do sistema de gestão da Cetrel: "Um laboratório acreditado pela ISO 17025 garante a competência de suas atividades, diferentemente do que é certificado apenas pela ISO 9001. Desse modo, podemos afirmar que o grande diferencial da ISO 17025 é que, além da rastreabilidade, que é comprovada de acordo com os padrões internacionais, ela garante a competência técnica, comprovada pelo sistema de gestão da qualidade implantado e auditado frequentemente, como afirmou o diretor-presidente".
O especialista reforça que, "ao contratar um laboratório acreditado pela ISO 17025, o cliente tem a certeza de que terá um resultado rastreável e confiável", uma vez que a acreditação do laboratório é feita por um sistema internacional de pesos e medidas reconhecidos por todos os países. "O sistema abrange uma cadeia ininterrupta de medições, conectadas a uma referência internacional. Assim, um laboratório acreditado, terá o sistema de gestão reconhecido", conclui.