20/10/2025 15h12
Foto: Divulgação
A Latam Airlines anunciou que vai suspender a rota entre Lima (LIM) e Havana (HAV) a partir de 11 de março de 2026, encerrando uma das poucas ligações diretas entre a América do Sul e Cuba. Os voos LA2410 (Lima–Havana) e LA2411 (Havana–Lima) deixarão de operar e as passagens já estão fora do sistema de vendas desde o dia 14 de outubro de 2025.
Segundo comunicado interno, a companhia ainda deve divulgar nos próximos dias as opções de proteção em voos de outras companhias aéreas.
Impacto para Passageiros
Quem já tinha viagem marcada poderá antecipar o voo, pedir reembolso integral sem multa ou optar pela reacomodação involuntária, que deve respeitar a mesma cabine ou uma classe inferior, quando necessário.
Reflexos para o público brasileiro
A suspensão é uma má notícia para os brasileiros, já que muitos viajantes utilizavam os voos da Latam com conexão em Lima para chegar à Havana. O trajeto São Paulo–Lima–Havana era a forma mais acessível chegar à ilha, especialmente com milhas, já que frequentemente encontrávamos passagens custando entre 35 mil e 40 mil milhas por trecho, tornando o destino muito interessante para quem buscava uma experiência caribenha fora dos circuitos tradicionais.
Com o fim da operação, quem desejar viajar a Cuba terá de buscar rotas alternativas. Os trajetos mais convenientes, sem precisar fazer conexão na América do Norte, são pela Copa Airlines, com conexões via Cidade do Panamá.
Com a decisão, a Latam reajusta sua malha internacional priorizando mercados de maior rentabilidade e demanda mais consistente, mas deixa uma lacuna para quem aproveitava essa opção tão acessível rumo ao Caribe.