Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Latam Airlines faz encomenda do revolucionário Airbus A321 XLR

A companhia também fechou novo acordo para 17 A321neo, elevando o total de pedidos para 100 aeronaves

21/07/2022 11h03

Foto: Divulgação

A Latam Airlines encomendou 17 aeronaves A321neo para expandir sua oferta de rotas, elevando o total de aeronaves A320neo da companhia aérea para 100. Além disso, a companhia aérea também confirmou trazer o A321 XLR para complementar suas operações de longo curso.

O Grupo Latam Airlines e suas afiliadas são o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais em toda a Europa, Oceania, Estados Unidos e o caribenho.

“Aplaudimos a visão estratégica e a ambição de sustentabilidade da Latam. Este pedido do A321neo logo após sua reestruturação é um forte sinal do valor que a Airbus traz para tornar essa visão e ambição uma realidade. O A321 XLR permitirá a abertura de novas rotas e permitirá à Latam aumentar seu alcance internacional na região”, disse Christian Scherer, diretor comercial e chefe da Airbus International.

O A321neo é o maior membro da Família A320neo da Airbus, que incorpora motores e Sharklets de nova geração, proporcionando mais de 20% de economia de combustível e CO2, além de 50% de redução de ruído.

A versão A321 XLR oferece um alcance único (e sem concorrente no momento) de 8.700 km, dando à aeronave um tempo de voo de até 11 horas. No mês passado, o protótipo do A321 XLR subiu aos céus pela primeira vez, realizando seu primeiro voo de teste com sucesso.

O modelo é revolucionário, pois permite que as empresas voem rotas ultralongas, viabilizando voos cuja demanda não justifica o uso de uma aeronave widebody e, ao mesmo tempo, os atuais aviões de menor porte não tinham alcance para fazer.

Até o final de junho de 2022, a Família A320neo havia conquistado mais de 8.100 pedidos de mais de 130 clientes, dos quais quase 550 foram para o A321XLR. Desde a sua entrada em serviço há seis anos, a Airbus entregou mais de 2.300 aeronaves da Família A320neo, contribuindo para uma redução de 15 milhões de toneladas na produção de CO2.

Na América Latina e no Caribe, a Airbus vendeu mais de 1.100 aeronaves e tem uma carteira de pedidos de mais de 500, com mais de 700 em operação em toda a região, representando quase 60% de participação de mercado da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu aproximadamente 70% dos pedidos líquidos na região.

Fonte: Aeroin