Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Latam fez primeiro voo internacional com combustível sustentável

A Latam Cargo Chile fez o voo internacional da Espanha para os Estados Unidos

05/03/2023 08h00

Foto: Divulgação 

A divisão cargueira da Latam Airlines, a Latam Cargo, fez o primeiro voo internacional utilizando combustível sustentável, na última terça-feira (28).

A aeronave, um Boeing 767-300F, partiu de Zaragoza, na Espanha, para Nova York, nos Estados Unidos, em uma viagem que durou, aproximadamente, sete horas e 55 minutos. A operação visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050, meta comum ao setor de aviação como um todo. 

"Esse voo representa um dos avanços mais concretos em nossa agenda em relação ao uso de SAF. (...) Seguiremos em busca de alternativas que nos permitam contribuir significativamente com o meio ambiente e com as comunidades onde operamos”, segundo o CEO da Latam Cargo, Andrés Bianchi.

O SAF é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. Para a operação, foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional, segundo a companhia.

Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF, que contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida se comparado com o combustível de aviação convencional.

Uma das parceiras que colaboraram para este feito é a Aena, administradora do aeroporto de Zaragoza e com filial no Brasil, onde controla seis aeroportos na Região Nordeste.