24/03/2025 07h57
Foto: Divulgação
Lindas paisagens, variadas opções culturais, rica gastronomia e vinhos premiados. Estes são alguns dos diversos motivos que atraem cada vez mais a atenção dos brasileiros para o Chile. No sentido oposto, os turistas chilenos também têm visitado cada vez mais o Brasil, impulsionando a geração de emprego e renda na cadeia de turismo nacional.
A busca por passagens entre Brasil e Chile apresentou um aumento significativo nos últimos anos e, para atender a esse crescimento, a Latam ampliou em 50% o número de voos entre os países na sua operação de janeiro e fevereiro de 2025, alcançando um total de quase 2,5 mil viagens no período impulsionado principalmente devido ao aumento de 20 para 40 voos semanais na rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago e de 9 para 20 voos semanais na rota Florianópolis-Santiago.
De acordo com a Subsecretaria de Turismo do Chile, em 2024, o Brasil ocupou a segunda posição em número de visitantes estrangeiros. No mesmo ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam transportou mais de 2 milhões de passageiros nas rotas diretas ligando o Brasil ao Chile, representando um expressivo crescimento de 59% sobre o volume de 2023, quando foram transportados 1,29 milhão de passageiros no trecho pela companhia. O dado positivo no último ano garantiu à Latam a participação de 67% desse mercado em 2024, quando comparado com outras companhias aéreas que operam voos partindo dos aeroportos brasileiros para a capital chilena.
Se observada a oferta de ASK (sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecido, medida adotada pelo setor aéreo), a Latam registrou mais de 66% de participação nas rotas Brasil-Chile em 2024, com um aumento de participação de seus assentos em mais de 1,32 pp nas rotas Brasil-Chile na comparação com 2023.
"A Latam é a companhia aérea líder na operação Brasil-Chile e seguimos trabalhando para aumentar a nossa oferta de voos entre os países. Em 2024, inauguramos três novas rotas para Santiago partindo de Brasília, Fortaleza e Recife. Elas se juntaram às seis rotas que já operamos regularmente a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre", explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.