Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Latam retomará os voos comerciais no aeroporto de Viracopos

A partir do dia 1º de agosto, a companhia oferecerá a rota Campinas-Brasília com 21 frequências semanais

19/05/2025 11h30

Foto: Divulgação

A Latam Airlines vai retomar os voos comerciais no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no segundo semestre deste ano. As operações estavam suspensas desde 2020, quando a empresa alegou queda da demanda devido à pandemia da covid-19.

A partir do dia 1º de agosto, a Latam oferecerá a rota Campinas-Brasília com 21 frequências semanais. O trecho será realizado por aeronaves da família Aribus 320, com capacidade para até 214 passageiros, de acordo com a companhia.

Ampliação em outros estados

A Latam também anunciou uma nova operação no Nordeste do país: passará a realizar voos entre as cidades de Parnaíba (PI) e Fortaleza (CE). A operação deve começar em 13 de setembro, com duas a três frequências semanais, em aeronaves com capacidade para até 174 passageiros.

Já para os passageiros de Brasília, haverá a ampliação no volume de voos, a partir de agosto, com destino a:

  • Belo Horizonte/Confins: de 18 para 21 frequências semanais;
  • Rio de Janeiro/Galeão: de 21 para 28 frequências semanais;
  • Vitória: de 7 para 14 frequências semanais;
  • Florianópolis: de 7 para 14 frequências semanais;
  • Goiânia: de 14 para 21 frequências semanais.

"Com estas novas bases e frequências em diferentes estados, reafirmamos o nosso compromisso de conectar cada vez mais pessoas e destinos, impulsionando o desenvolvimento econômico e o turismo em todo o país", comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

Operações em Campinas foram suspensas na pandemia

Em 2020, a Latam Airlines suspendeu a operação de voos de passageiros em Viracopos. À época, a companhia alegou a redução de demanda provocada pela pandemia da Covid-19 e informou que ao menos 34 funcionários – cerca de 40% da equipe – seriam demitidos.

As operações da Latam Cargo, braço da companhia na logística aérea de cargas, foram mantidas com cerca de 51 funcionários, incluindo profissionais do terminal de cargas e outras equipes do aeroporto. Antes da crise, a companhia já operava a rota Campinas-Brasília.

Em nota divulgada em junho daquele ano, a Latam informou que a retomada seria reavaliada "de acordo com a demanda e os desdobramentos da pandemia". O retorno ocorre, por tanto, cinco anos depois.