21/07/2025 11h07
Foto: Divulgação
A Latam Airlines continua a sua trajetória ascendente no Rio Grande do Sul, registrando um expressivo aumento de 17% no número de passageiros transportados entre janeiro e maio de 2025.
Neste período, a companhia aérea já levou mais de um milhão de pessoas em voos domésticos com origem ou destino nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas, um crescimento significativo em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior, quando 857 mil viajantes foram atendidos.
Com um market share de 36,5%, a Latam se firmou como líder no setor de aviação comercial doméstica no estado. Além disso, sua participação em voos internacionais passou de 27% para quase 40%, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, destacou que “o crescimento da Latam no Rio Grande do Sul reflete nosso compromisso com o estado e a confiança na sua relevância para os negócios e o turismo.”
Ela também mencionou que a companhia tem realizado investimentos sem precedentes, ressaltando a recente retomada das operações diretas com Peru e Chile que proporcionam maior comodidade e opções de conexão para os clientes.
Mafra ainda celebrou a recuperação total das operações no estado após as enchentes de 2024, quando a empresa implementou o programa Avião Solidário, oferecendo transporte gratuito para animais, voluntários e ajuda humanitária.
O desempenho positivo se deve à recuperação da demanda e ao fortalecimento da malha aérea da Latam na região. Para o segundo semestre, a companhia planeja um aumento significativo na oferta de voos, passando de 157 para 230 voos semanais no estado, o que representa um crescimento de 46% em sua operação, tanto doméstica quanto internacional.
Entre as novidades estão as novas rotas: Porto Alegre-Belo Horizonte, com 14 frequências semanais; Porto Alegre-Florianópolis, com 7 frequências semanais; e Porto Alegre-Buenos Aires/Aeroparque, que terá 3 voos por semana.
Além disso, haverá ampliação nas frequências das rotas já existentes, como Porto Alegre-Curitiba (de 7 para 12 voos semanais), Porto Alegre-Galeão (de 17 para 28) e Porto Alegre-Brasília (de 14 para 21).