23/07/2022 11h08
Foto: Latam - Divulgação
A Latam Airlines decidiu que vai exportar a tecnologia da utilização de drones, desenvolvida em seu centro de manutenção de São Carlos (QSC), no interior paulista, que tornou o processo de inspeção de aeronaves 12 vezes mais rápido que o método aplicado anteriormente, para a matriz chilena do grupo.
A utilização dos equipamentos começou no fim de 2019, com foco na eficiência e na qualidade. “Antes precisávamos de oito horas em média para realizar uma inspeção geral externa de um avião de médio porte. Agora, com essa tecnologia, realizamos o mesmo processo em 40 minutos. O resultado comprova que estamos no caminho certo por mais eficiência operacional”, segundo Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Airlines Brasil.
Atualmente, todo o processo de inspeção visual por drones é realizado nos aviões da família Airbus A320 que passam por manutenção pesada em QSC. Em cada processo de inspeção são coletadas entre 1.600 e 2.000 fotos detalhadas de toda a fuselagem, asas e empenagem, usando inteligência artificial para identificar possíveis danos e reparos necessários. O método de inspeção é totalmente autônomo e gera ainda mais eficiência e qualidade em comparação com o processo manual.
Outra característica está relacionada à economia de recursos, já que, ao manter os registros em nuvem e atualizados em tempo real, os custos com impressão de papéis foram eliminados. O uso do drone também aumenta a confiabilidade nos processos em função da padronização da inspeção.
A tecnologia é resultado da parceria da Latam com a empresa francesa Donecle, desenvolvedora do equipamento.
Outras inovações tecnológicas da Latam
Em abril deste ano, a Latam Brasil começou a utilizar óculos de realidade aumentada para mecânicos na manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil. A empresa é a primeira aérea da América Latina a utilizar o equipamento que garante maior eficiência e agilidade nas atividades complexas de manutenção e inspeção das aeronaves.
Outro avanço tecnológico deste ano da Latam no Brasil foi a adoção de um sistema eletrônico para registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos.
A companhia foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a utilizar esse formato de documento para executar e registrar as ações de manutenção nas aeronaves Boeing 787-9, além de atender todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da Anac, que permite o uso de sistemas digitais em substituição aos documentos de papel.