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Transporte Terrestre

Latin NCAP: Citroën Basalt tira zero em teste de segurança

SUV cupê produzido no Brasil teve estrutura instável e falhas na proteção de adultos e crianças

14/10/2025 11h30

Foto: Latin NCAP - Divulgação

O Citroën Basalt, SUV cupê produzido no Brasil e lançado no país em outubro de 2024, obteve zero estrela nos novos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, programa independente que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (14).

Segundo o órgão, o Basalt — avaliado na versão com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) — apresentou desempenho estrutural instável e proteção insuficiente para adultos e crianças em diferentes tipos de impacto. O modelo registrou 39,37% em ocupante adulto, 58,35% em ocupante infantil, 53,38% em proteção a pedestres e 34,88% em assistência à segurança.

A entidade destacou que o SUV não oferece airbags de cortina nem tecnologias avançadas de assistência à condução (ADAS), como frenagem autônoma de emergência ou alerta de ponto cego — itens já obrigatórios em outros mercados. Além disso, a proteção lateral foi considerada deficiente, com ausência de airbags para a cabeça tanto na frente quanto atrás, o que impediu a realização do teste de impacto lateral de poste.

“Stellantis se expõe como um fabricante que não prioriza a segurança de seus clientes”, afirmou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

“Este resultado mostra que, para a empresa, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não parece ter o mesmo valor que a dos clientes da Índia”, completou.

De acordo com o relatório técnico, o reforço estrutural assimétrico — presente apenas do lado do motorista — e falhas no tensionador do cinto do passageiro dianteiro, que resultaram em proteção fraca para o peito, contribuíram para a nota baixa. O órgão também criticou a ausência de interruptor para desligar o airbag do passageiro e alertas de cinto de segurança fora do padrão exigido.

O Basalt é fabricado tanto no Brasil, onde é vendido com quatro airbags de série, quanto na Índia, onde o mesmo modelo sai de fábrica com seis airbags, o que reforçou a crítica do Latin NCAP sobre o padrão de segurança adotado pela Stellantis para mercados diferentes.

Através de nota, a Stellantis mandou o seu posicionamento:

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.

Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade."

Basalt 2026 no Brasil

A linha 2026 do Citroën Basalt, lançada no mercado brasileiro em setembro, trouxe melhorias de acabamento e ergonomia, como os comandos dos vidros traseiros nas portas e nova versão Dark Edition, mas não recebeu alterações estruturais nem novos recursos de segurança. O SUV segue disponível com motores 1.0 Firefly e 1.0 turbo T200, preços entre R$ 93.990 e R$ 114.990, e quatro airbags em todas as versões.