Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Leitos de UTI financiados pelo Ministério da Saúde caem 71%

Em julho de 2020 o governo federal financiava/habilitava 11.565 leitos, agora o número é de 3.372

10/03/2021 09h10

Foto: Paula Froes - GOVBA

O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) financiados pelo Ministério da Saúde para pacientes internados com o novo coronavírus registrou uma redução de 71%. Os dados foram mostrados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) ao analisar os números de julho do ano passado, primeiro pico da pandemia, e o início de março de 2021.

Conforme o estudo, em julho o governo federal financiava/habilitava 11.565 leitos, agora o número é de 3.372. As informações foram coletadas em portarias publicadas no Diário Oficial da União. O motivo da queda foi a finalização da vigência do decreto de calamidade, que chegou ao fim em 31 de dezembro.

A queda no financiamento acontece em um momento que todas as regiões do Brasil enfrentam ou se aproximam do colapso na saúde. Um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que em 1º de março 19 das 27 unidades federativas estavam com mais de 80% das UTIs lotadas.