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Transporte Aquaviário

Licitação para obra de dragagem no Porto do Recife será dia 22

O recurso federal destinado para a execução e supervisão da obra ficou na ordem dos R$ 28 milhões

02/07/2021 11h35

Foto: Porto do Recife - Divulgação

No próximo dia 22 será realizada a licitação para contratar a empresa que irá executar a obra de dragagem do Porto do Recife. O recurso federal destinado para a execução e supervisão da obra ficou na ordem dos R$ 28 milhões.

O aviso de licitação, publicado no último dia 30 no Diário Oficial do Estado, já está disponível e os recursos serão repassados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT.

“Demos início a uma nova realidade operacional para o Porto do Recife. A dragagem é fundamental para a continuidade e eficiência dos serviços prestados por nosso Porto centenário, bem como para a atração de novos negócios, um dos pilares de nossa gestão,” destaca o presidente do Porto do Recife, José Lindoso.

Após a conclusão do processo licitatório, a mobilização da obra, os levantamentos hidrográficos e a execução da dragagem devem levar 03 meses. No cronograma também está previsto mais um mês para a homologação do calado pela Marinha do Brasil, após o fim dos serviços. “Viabilizar a obra de dragagem é a grande tarefa da nossa gestão, para que o Porto do Recife possa restabelecer e avançar em atividades importantes para a nossa economia, como a movimentação de açúcar. Além disso, a nova profundidade vai nos permitir atrair novos projetos, viabilizar mais empresas para utilizar nosso equipamento, trazer novos tipos de cargas e ampliar nossa movimentação de embarcações de passageiros. É um passo emblemático para dar ao Porto do Recife o protagonismo que ele merece dentro da nossa estratégia de desenvolvimento econômico do Estado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

Estabelecer uma profundidade

A dragagem é o serviço de desassoreamento e desobstrução dos berços de atracação, canais de acesso e bacias de evolução, realizado em portos. O objetivo dessa obra é estabelecer uma profundidade satisfatória para o Porto do Recife, facilitando assim a navegação e chegada de navios de maior tonelagem.

No final de 2019, o Governo do Estado e a União, com interveniência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e a interveniência executora da Porto do Recife S.A, assinaram um Termo de Compromisso com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a execução das obras de dragagem do cais acostável. O trecho do berço 00 ao 01, será aprofundado para 10 metros de profundidade; do berço 02 ao 06 para 11 metros de profundidade; e do trecho do berço 07 ao 09 para os 8 metros de profundidade. Os trechos mencionados chegarão as profundidades máximas, na maré alta, de 12,70m, 13,70m e 10,7m respectivamente. Serão 832.208 mil metros cúbicos de sedimentos dragados do cais acostável, canal interno e bacia de evolução.

Visita técnica

Técnicos do DNIT e do Corpo dos Engenheiros Exército Americano  Usace  visitaram esta semana o Porto do Recife com o objetivo de prestar consultoria em projetos relacionados a infraestrutura portuária.

“O DNIT trouxe dois especialistas em engenharia fluvial do Usace que estudaram o comportamento das marés e a energia das ondas, na área portuária recifense, e como esses fenômenos afetam as nossas atividades. A partir desta pesquisa, os técnicos concluíram que a obra de dragagem do Porto pode ser mais bem aproveitada se seguir estratégias baseadas nos dados do ensaio”, ressalta José Lindoso.