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Logística

Linx vai oferecer armários inteligentes da Clique Retire

Os equipamentos ficam instalados dentro de shoppings, estações de metrô ou postos de gasolina

04/06/2021 09h20

Foto: Fernanda Vidoti

Com o objetivo de trazer mais possibilidades de vendas para seus clientes, a Linx acaba de anunciar uma parceria com a startup Clique Retire, que administra 200 pontos de entrega de pedidos de delivery no país. Assim, as empresas clientes dos serviços Linx Commerce e Linx Omni poderão habilitar a nova categoria de entrega dentro da plataforma.

Fundada em 2019, a Clique Retire administra uma operação de armários inteligentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os equipamentos, que ficam instalados dentro de shoppings, estações de metrô ou postos de gasolina, são uma alternativa para consumidores que não podem ou não querem receber encomendas em casa: as varejistas encaminham os produtos para um armário e o cliente pode buscá-los usando um QR Code para liberar o acesso. A adoção do serviço reduz em até 35% os custos de logística das lojas.

Para a Linx, oferecer os armários da Clique Retire aos seus clientes é uma forma de ajudá-los a capilarizar sua operação física de forma mais barata, sem a necessidade de abertura de novas lojas. “O consumidor está mais habituado a comprar online, mas quer ter a flexibilidade de poder retirar suas compras também em pontos físicos. Nossa parceria com a Clique Retira potencializa essa operação de omnicanalidade para os lojistas e ainda encurta o tempo que o cliente final espera para receber o produto”, diz Alessandro Gil, diretor executivo da Linx Digital.

O serviço da startup também permite que o varejo acesse consumidores que hoje são barrados do e-commerce por morarem em áreas não atendidas pela logística tradicional. “Há lugares do Brasil em que o risco para o transporte de mercadorias é muito alto e alguns serviços simplesmente não operam. Quando colocamos um e-Box nestes locais, como no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, onde há 120.000 habitantes e um PIB que ultrapassa R$ 1 bilhão ao ano, estamos conectando os varejistas a esses potenciais consumidores”, afirma Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire.

A busca de parcerias para melhorar o e-commerce dos clientes não é sem motivo. Com a pandemia, as vendas online no Brasil cresceram 41% em 2020, segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, permitindo que muitos negócios sobrevivessem. Para a Linx, essa digitalização aumenta seu volume de negócios em algumas frentes. No primeiro trimestre deste ano, quando a segunda onda da Covid-19 atingiu o país, as receitas recorrentes de delivery da empresa subiram 302% e as de comércio eletrônico aumentaram 109%.

Fonte: Exame