16/05/2024 09h38
Foto: Divulgação
A frota de motos nas locadoras cresceu quase 80% no último ano, o maior número já registrado pelo setor no Brasil. O ano de 2023 representou um total de 77.638 motos adquiridas nas locadoras no país.
Esse número significou um crescimento de 79,5% da frota dos veículos nas locadoras em comparação com o ano de 2022, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla).
As estatísticas setoriais apuradas pela Abla também mostraram que as locadoras foram responsáveis por 2,3% de todas as motocicletas vendidas no país no último ano.
Razões da alta
Segundo o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, o aluguel de motocicletas ganhou impulso principalmente após a pandemia, quando muitos trabalhadores se habituaram aos serviços de delivery.
Para o mandatário, uma das consequências imediatas desse cenário foi o crescente interesse de mais pessoas em trabalhar com entregas, sem necessariamente adquirir um modelo próprio, mas optando pelo aluguel do veículo.
Antes e depois da pandemia
Sem dúvidas nenhuma, o setor de locação de motocicletas era um antes da pandemia e passou a ser outro após o período de crise sanitária.
Veja a linha do tempo do número da frota de motos nas locadoras do país desde 2019:
A linha do tempo acima, aponta para um crescimento vertiginoso da frota de motos nas locadoras do país a partir de 2022.
De 2019 a 2023, a alta de motos nas locadoras do país foi de 859%, o que aponta para uma realidade repleta de novos modelos nas ruas.
Marcas com mais modelos nas locadoras
Ainda de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, em relação a frota total de motos em nome das locadoras, as marcas que mais possuem modelos são:
Para chegar a esses dados a Abla utilizou como base as informações de frotas de veículos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Fonte: Garagem 360