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Logística

Log-In Polaris chega para reforçar a cabotagem no Brasil

O porta-contêiner, com capacidade para 2.700 TEUs, ancorou no Porto de Chibatão, em Manaus

20/12/2019 08h40

A Log-In Logística Intermodal apresentou no Porto Chibatão, em Manaus, o novo porta-contêiner Log-In Polaris, que vai integrar o transporte de cargas na cabotagem nacional. O navio atracou no Terminal 3, do Porto instalado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da cidade. “A chegada do navio ao Brasil representa um momento importante para a companhia, de retomada de crescimento e aposta no progresso da cabotagem no Brasil”, afirma Marco Cauduro, diretor-presidente da Log-In.

Na opinião do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, o momento é de buscar expandir o potencial da cabotagem no Brasil. “Temos uma cabotagem que está crescendo a 18% ao ano e tem potencial para crescer 30% ao ano. Vamos explorar esse potencial, fazer com que a cabotagem tenha uma participação cada vez mais expressiva na matriz de transportes”, afirmou.

Segundo Tarcísio Gomes, a cabotagem não cresceu ao longo do tempo em função das restrições impostas no estímulo à indústria naval. “Nós fizemos uma reavaliação dessa política pública e estamos liberando esse segmento da cabotagem para que possamos trazer embarcações estrangeiras a preços mais baixos. Também estamos atuando em outros fatores de custos, como tributo, combustível, tripulação, para tornar esse transporte mais competitivo e vamos ter novas formas de afretamento para aumentar a oferta de cabotagem no Brasil”, explicou.

O diretor de relações institucionais da Log-In, Cleber Lucas, disse que a empresa sempre esteve ligada no desenvolvimento da cabotagem, que acarreta, diretamente, no desenvolvimento da região amazônica e, sobretudo, de Manaus. Para ele, esse modo de transporte veio para gerar competitividade, além de eficiência para as empresas e aqueles que querem operar uma logística mais eficiente.

Para o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, a entrega de um navio desse porte demonstra a confiança do investidor, apesar do momento econômico vivido pelo Brasil. Com investimento total de R$ 152 MM, o navio foi construído pelo estaleiro chinês CSSC Guangzhou Wenchong Shipyard e tem capacidade para transportar 600 contêineres refrigerados (2.700 TEUs). Dentre os navios em operação no mercado brasileiro, a média é de 250 contêineres refrigerados.

Segundo informações da Log-In, a nova embarcação tem os mancais do eixo propulsor lubrificados e refrigerados com água, em vez de óleo, e economiza o consumo de combustível por meio da pintura do casco com fricção reduzida e potência do motor principal adequada à velocidade de operação da cabotagem. O porta-contêiner Log-In Polaris se juntará à frota da empresa, que atualmente conta com quatro porta-contêineres próprios e dois afretados.

 

Sobre a Log-In

A Log-In Logística Intermodal possui atuação focada na criação de soluções logísticas integradas para movimentação de cargas na cabotagem no Brasil e no Mercosul, por meio marítimo, complementado por ponta rodoviária para serviços porta a porta, bem como pela movimentação portuária e armazenagem de carga através de terminais marítimos e intermodais terrestres.