Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Logística contratual global apresenta crescimento de 3,6%

Inflação elevada, conflitos geopolíticos e escassez de mão de obra afetaram a recuperação do setor

03/01/2025 10h36

Foto: Divulgação

O primeiro semestre de 2024 foi caracterizado por um crescimento logístico contratual mais lento do que o esperado nas Américas e na Europa, o que teve algum impacto na região Ásia-Pacífico, que também teve um desempenho inferior. Segundo relatório do Ti, fatores externos como inflação elevada, incerteza econômica, conflitos geopolíticos e escassez de mão de obra afetaram a recuperação esperada para o ano. Embora a inflação tenha diminuído, a recuperação não foi imediata ou palpável, enquanto as questões geopolíticas em curso no Mar Vermelho e na Europa abrandaram a procura.

A logística contratual tem sido resiliente face aos choques políticos e económicos, como pode ser visto nos resultados anuais da DHL Supply Chain em 2023, que refletiram a tendência global. A receita geral aumentou 3,2% em relação ao ano anterior, com as Américas registrando um crescimento de 2,5%, a Ásia-Pacífico 5,1% e a Europa, Oriente Médio e África 3,2%.

Uma tendência importante entre os integradores tem sido o crescimento contínuo do comércio eletrônico. As transportadoras de encomendas mobilizadas a partir da China estão a registar um crescimento anual de volume de mais de 15%, ajudando a impulsionar o mercado de logística contratual da Ásia-Pacífico, com operadores logísticos de ponta a ponta, como a DHL Supply Chain, a creditar grande parte do seu próprio crescimento à incorporação de e -comercializar fornecedores como clientes. 

Na verdade, o comércio eletrônico está a registar um forte crescimento em quase todos os mercados, desde países de pequena escala como o Canadá até potências globais como a China e os EUA.

Taxa de crescimento lenta 

A previsão final da Ti para 2024, face à previsão para todo o ano de 2023, aponta para uma taxa de crescimento mais lenta da logística contratual para todo o ano de 2024, de cerca de 3,6%, para 294,2 milhões de euros. Embora o crescimento nos serviços impulsione o PIB, o retalho é lento, o que tem impacto na logística contratual.

As economias emergentes da Ásia impulsionaram o crescimento: a Ti prevê um crescimento anual de 7,1% para 115.387,7 milhões de euros em 2024 e de 7,2% em 2025 para 123,6 milhões de euros. Prevê-se que a América do Norte cresça mais lentamente, 1,7% para 74,7 milhões de euros em 2024 e 3,2% em 2025 para 77,1 milhões de euros. A Europa está a abrandar o crescimento global com previsões de 0,7% em termos anuais para 85,7 milhões de euros em 2024 e 1,8% em 2025 para 87,2 milhões de euros.

PIB mundial

O FMI afirmou que o crescimento do PIB global é estável, mas deverá ser “decepcionante” em 2025. Além disso, a entidade refere-se à sua previsão de crescimento do PIB de 3,1% como “medíocre” em comparação com a média antes da pandemia. A Europa crescerá mais lentamente do que inicialmente esperado. A América do Norte, com os EUA detendo a maior parte do volume, crescerá um pouco mais rápido do que o inicialmente previsto no início de 2024. 

Atores 3PL

Segundo Ti, os principais intervenientes do 3PL demonstraram resiliência face às conflagrações geopolíticas, e as crises na Ucrânia e no Mar Vermelho tiveram menos efeitos do que se poderia esperar. Alguns aproveitaram o crescimento de operadores retalhistas de desconto, como Shein e Temu, que transferiram volumes significativos da China para a Europa e os EUA, aumentando o valor do comércio eletrônico, que continuou a crescer em importância tanto para a logística abrangente como bem como para 3PLs.

Logística contratual por região, 2024-2028

Todas as sete regiões analisadas pela Ti experimentaram um crescimento positivo em 2023, e a previsão é que isso continue no período de previsão. A Ásia-Pacífico tem sido há muito tempo o principal motor do crescimento e espera-se que isto continue. De ter 38% do mercado global de logística contratual em 2023, espera-se que cresça para 42% até 2025, com um volume de 123.692,9 milhões de euros.

Olhando para 2028, a Ti projeta uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 4,2% para 348,8 milhões de euros. A região Ásia-Pacífico deverá crescer a uma CAGR de 6,9%, para 150,4 milhões de euros, enquanto a América do Norte crescerá 2,8%, para 84,2 milhões de euros. A Europa continuará a crescer a um ritmo relativamente lento de 1,7% para 92,5 milhões de euros.

Com taxas de crescimento relativas, a Ásia-Pacífico manterá a sua liderança como o maior mercado de logística contratual durante boa parte da década, com a Europa ou a América do Norte a não mostrarem sinais de competir em termos de dimensão do mercado.

Fonte: Mundo Marítimo