Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Logística reversa auxilia na renda de diversas famílias

Ao longo de um ano, projeto da Brandili beneficiou mais de 35 operadores de reciclagem em 21 estados brasileiros

15/10/2022 07h29

Foto: Divulgação 

Uma das soluções para a sociedade e empresas evitarem diversas formas de poluição é a logística reversa. Afinal, nem tudo o que vai para o lixo precisa ser descartado. Atualmente, existem diversas frentes e projetos para que, principalmente as indústrias, abracem iniciativas que afetem o mínimo possível o ambiente em que vivemos e que ainda gerem empregos e renda para diversas famílias brasileiras. A Brandili Têxtil, empresa com quase 58 anos de atuação e que conta com o selo eureciclo através da New Hope Ecotech, tem um projeto que vai além dos portões fabris. A atuação com a logística reversa busca o reaproveitamento das embalagens pós-consumo.

Com essa iniciativa, por meio de parcerias, ao todo, 35 operadores de reciclagem em 21 estados brasileiros foram beneficiados com as medidas e ações de logística reversa da Brandili Têxtil em 2021. A empresa compensa 100% das embalagens plásticas pós-consumo a nível nacional, enquanto a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê apenas 22%. No decorrer do último ano, foram compensadas as 24,7 toneladas referentes a 2020. Agora, em 2022, a fábrica já está compensando 27,5 toneladas de 2021. “Além da logística reversa de embalagens de produtos químicos e outros insumos, asseguramos a logística reversa de nossas embalagens que vão ao público final. Realizamos essa ação através da compensação ambiental, de forma que contribuímos para a economia circular e garantimos a reinserção no ciclo produtivo de quantidade equivalente às embalagens comercializadas nos diversos estados brasileiros, respeitando a distribuição de vendas pelo Brasil”, ressalta Leonir Felipe Soliman Filho, gerente de Sustentabilidade da Brandili.

O rastreio é feito com o uso da tecnologia blockhain e de algoritmos complexos que garantem precisão e que não haja duplicidade de notas fiscais. Com isso, é garantido que o mesmo volume que a Brandili gerar em embalagens, será reciclado através das cooperativas e operadoras parceiras do projeto. “Ao adotar o selo eureciclo, a Brandili está, na verdade, investindo em uma rede de cooperativas e operadores parceiros, que são remunerados pelo serviço prestado de coleta e direcionamento de resíduos para a reciclagem. Esses parceiros possuem autonomia para investir os valores recebidos em treinamentos, equipamentos, estrutura e salários. Isso significa que, ao compensar o impacto das suas embalagens, a Brandili também ajuda a formalizar e valorizar o trabalho prestado por essas organizações, desenvolvendo a cadeia de reciclagem do país”, comenta Jacques Douglas Filippi, diretor-geral da Brandili.

Mais de 70% das centrais parceiras aumentaram sua produtividade em 2021 devido aos investimentos feitos através do trabalho conjunto com a eureciclo. O forte impacto social da iniciativa pode ser visto nos números: 34% realizaram a aquisição de equipamentos de segurança individual (EPI); 24% investiram na capacitação e treinamento dos colaboradores; 45,5% afirmaram que houve a geração de novos postos de trabalho durante o ano.