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Transporte Terrestre

Longe do Brasil, Ford Fiesta passa por 'plástica' na Europa

Hatch compacto agora tem faróis de LED de série e sistema híbrido leve

17/09/2021 16h16

Foto: Divulgação

Fora de linha no Brasil desde 2019, o Ford Fiesta é um hatch compacto de sucesso na Europa. Sua geração mais recente, lançada em 2016, sequer chegou por aqui. Agora, a montadora revelou a primeira reestilização do modelo para segurar o avanço de rivais como Opel Corsa e Volkswagen Polo.

As grandes mudanças estão na dianteira, que ficou mais alta. A grade cresceu, está mais angulosa e agora ostenta o logotipo da empresa, antes posicionado na borda do capô.

Os faróis de LED passam a ser de série no compacto, e podem receber tecnologia Matrix nas versões mais caras. Cada configuração segue com para-choque dianteiro com visual próprio. As com apelo esportivo, ST e ST-Line, têm tomadas de ar mais pronunciadas; já a aventureira Active tem detalhes cromados.

Externamente, há novos desenhos para as rodas (de até 18 polegadas) e as lanternas receberam acabamento escurecido na lente. O formato não foi alterado.

Já no interior, destaque para o inédito quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas. Entre as novas tecnologias, há um novo sistema, que avisa o condutor quando o caminho está errado, como em uma placa de contramão no acesso a uma rodovia, por exemplo. A leitura é feita por uma câmera instalada no para-brisa.

Outras funções, como frenagem automática de emergência e controlador de velocidade adaptativo, foram preservadas.

As motorizações do Fiesta também são as mesmas da versão anterior, mas recebem auxílio de um novo sistema híbrido leve de 48 volts.

Um gerador acionado por correia substitui o alternador, cumprindo a função de recuperar e armazenar a energia que normalmente é perdida durante frenagens e desacelerações.

Ele é usado para carregar uma bateria de íons de lítio de 48 volts. Esse mesmo gerador também é usado para fornecer energia para acessórios elétricos do Fiesta, como o start-stop, acionando o motor em apenas 350 milissegundos.

Apenas a versão de entrada do Fiesta não contará com o conjunto híbrido leve. Ela traz motor 1.0 turbo de três cilindros com 100 cv associado a um câmbio manual de seis marchas.

As demais configurações usam esse mesmo propulsor, da família EcoBoost, mas com diferentes níveis de potência: 125 cv ou 155 cv. A intermediária ainda pode ser configurada com a caixa de dupla embreagem Powershift (ela mesmo) de sete marchas.

Por fim, a versão esportiva ST traz o 1.5 turbo de três cilindros e 200 cv. Com ele, o Fiesta alcança os 230 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

Fonte: Auto Esporte