Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Luminária que funciona com energia solar chega ao Brasil

Dentre seus principais diferenciais estão baterias de hidreto metálico de níquel que são recicláveis

08/07/2021 07h27

Foto: Divulgação

A energia solar fotovoltaica no Brasil já é um mercado sólido que ano após ano vem crescendo. As tecnologias estão cada vez mais eficientes e baratas, refletindo no ciclo de investimento e trazendo novidades para o setor, como é o caso das luminárias solares.

Alguns modelos já existem no País, mas pensando em trazer mais eficiência e controle inteligente do produto, a L8, empresa pioneira em distribuir a telha solar para o Brasil, agora é a responsável por trazer ao mercado a luminária solar inteligente. Ela é ideal para áreas remotas, em que a energia elétrica não consegue chegar, além de instalações como obras e quadras poliesportivas.

“A L8 já tem o histórico de trazer novidades neste segmento ao Brasil. Depois das telhas, mochilas, ombrelones solares, agora apresentamos um novo produto que só têm a agregar no quesito sustentabilidade. Imaginem o impacto que uma luminária solar pode ter em áreas remotas, em que a energia elétrica não consegue chegar? “, conta o diretor executivo da L8 Energy, Guilherme Nagamine.

As luminárias da L8 trazem a expertise da fabricante Sunna Design, empresa francesa referência mundial no quesito iluminação solar. Dentre seus principais diferenciais estão baterias de hidreto metálico de níquel que, além de serem recicláveis, também podem operar em temperaturas extremas entre -40 a 70 graus Celsius. A vida útil estimada é de 25 anos e o equipamento ainda traz lâmpadas eficientes com tecnologia LED e controlador inteligente Sunna Core, que carrega a bateria de forma eficiente. 

O engenheiro da L8, Weliton Maia disse que a tecnologia LED da luminária pode aumentar em 2 vezes a potência da lâmpada graças ao sistema de modulação inteligente do equipamento. Outro grande diferencial é o controlador inteligente que otimiza a autonomia das baterias. Esse controlador funciona coletando dados meteorológicos e do status da bateria. Conforme esses dados são processados, o controlador diminui ou aumenta o consumo das lâmpadas. “Essa tecnologia é patenteada e só nosso produto possui. A tecnologia é chamada de função anti-blackout e garante que nos 365 dias do ano não haja falta de energia em hipótese alguma”, destacou Weliton. 

“Algumas luminárias de mercado funcionam com relés fotoelétricos comuns. A noite o relé aciona e a luminária começa a funcionar, durante o dia a luminária é desligada e o módulo gera energia. Entretanto, essa é uma maneira muito ineficiente para esse tipo de equipamento. Nessa configuração se faz necessário que os controladores tenham algum tipo de inteligência e possam controlar a intensidade luminosa baseada em características como: a quantidade de energia armazenada no momento, quantidade de energia a ser gerada, hora atual, o local instalado, entre outros”, explica Maia.

Outras características que conferem à luminária o título de “inteligente” são controle de temperatura eficiente, monitoramento de presença, integração das luminárias com totens, resistência a ventos fortes e a extrema facilidade de instalação. “Dependendo da aplicação do cliente ele pode programar o funcionamento da luminária através dos perfis disponíveis. Por exemplo: é possível deixar a luminária funcionando no anoitecer e ao amanhecer na potência máxima (100%) e durante a madrugada somente o mínimo necessário (20% por exemplo). Outro exemplo seria o funcionamento sempre em potência mínima e quando o sensor de presença ativa, a luminária vai para 100%. Hoje são mais de 30 perfis disponíveis para diversos tipos de aplicações”, complementa Maia.