Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Maersk adquire startup de logística para fortalecer o e-commerce

A aquisição da HUUB fortalece as capacidades tecnológicas da Maersk

26/09/2021 14h48

A Maersk, a maior empresa de transporte marítimo mundial e um dos maiores grupos globais na área da logística, acaba de adquirir a HUUB, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e spin-off daU.Porto.

“O HUUB se encaixa perfeitamente na Maersk, uma equipe curiosa com fundadores inspiradores. Com o HUUB, estamos adquirindo capacidades e talentos de classe mundial que nos permitirão acelerar muito o desenvolvimento de nossa oferta. Isso tornará muito mais fácil para nossos clientes se concentrarem em seus negócios principais de produção e venda de mercadorias e trazê-los rapidamente para os consumidores finais”, destaca Vincent Clerc, vice-presidente executivo e CEO da Ocean & Logistics, A.P. Moller - Maersk.

Assim que a tecnologia da HUUB for incorporada às soluções existentes da Maersk, os clientes obterão produtos Maersk E-commerce Logistics totalmente integrados com interfaces de clientes e parceiros modernas e altamente fáceis de usar. Além disso, os clientes da Maersk terão uma única fonte confiável para a visibilidade do estoque.

“Desde o primeiro dia, o HUUB teve dois objetivos principais: interrupção e escala. Disrupção para ter a capacidade - e coragem - de dizer que uma indústria multibilionária precisa de uma revolução digital e de imaginar e criar uma plataforma e um ecossistema de cadeia de suprimentos revolucionários. Além disso, existe a escala que permite que ocorra o rompimento, alimentando-o com os volumes que podem fazer a diferença. Para o HUUB, esse caminho conjunto que agora começa com Maersk representa os dois. Em primeiro lugar, a validação da nossa visão e produto disruptivos. Em segundo lugar, a Maersk é o facilitador de escala que permitirá que nossa plataforma atenda a clientes incríveis e lidere o mercado de logística de comércio eletrônico”, explica Tiago Paiva, CEO da HUUB.

Para fortalecer sua oferta de logística integrada, a Maersk partiu há dois anos e meio em uma jornada de fusões e aquisições, adquirindo a Vandegrift, uma corretora aduaneira; Performance Team, especialista em armazenagem e distribuição e, KGH como Customs Services. No início de agosto de 2021, a Maersk expandiu sua presença no comércio eletrônico ao anunciar a aquisição da Visible MSC e sua intenção de adquirir o Europe B2C. A HUUB é a terceira aquisição dentro da Logística de E-commerce, destacando que esta é uma nova e importante área de foco estratégico para a entrega de logística integrada aos clientes.

Tiago Craveiro, Pedro Santos, Tiago Paiva são três dos fundadores da HUUB - Foto: Divulgação

A HUUB

Fundada em 2015, a HUUB foi criada numa garagem pelos três alumni da U.Porto. A ambição sempre fez parte do DNA da equipa fundadora e, como refere Tiago Paiva, desde o início que existia o objetivo de “disromper a indústria da logística através da tecnologia”.

A spin-off da U.Porto já tinha angariado mais de 4,35 milhões de euros, sendo que 1,5 milhões vieram, precisamente, da Maersk, em 2019. A carteira de clientes da HUUB conta com grandes marcas de moda a nível mundial, das quais assumem todas as tarefas logísticas e operacionais, gerindo as encomendas através de uma plataforma desenvolvida pela própria empresa: o Spoke.

Em Portugal, a liderança desta unidade de negócio do gigante mundial de logística vai continuar a ser assumida por Tiago Craveiro, Pedro Santos e Tiago Paiva, fundadores da empresa e todos eles antigos estudantes da Faculdade de Economia da U.Porto (o primeiro passou também pela FEUP).

Considerada pela Time Magazine como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a Maersk pretende “tornar Portugal um centro tecnológico estratégico, com o objetivo de atrair talento nacional e competir com várias outras empresas que instalaram as suas divisões tecnológicas no nosso país”. Esta é a primeira compra da Maersk em Portugal no sentido de concretizar esse objetivo.