22/11/2021 07h29
Foto: Divulgação
A Maersk anunciou o lançamento de sua Estrutura de Financiamento Verde, projetada para permitir uma variedade de instrumentos financeiros sustentáveis que podem incluir títulos, empréstimos, financiamento de projetos e outros instrumentos.
“A emissão de instrumentos de financiamento verde é mais um passo no sentido de integrar a sustentabilidade às nossas operações financeiras, pois é uma ferramenta eficaz para canalizar investimentos para projetos com impacto ambiental positivo e, assim, contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU e Acordo de Paris (SDG). Com este título verde, pretendemos diversificar nossa base de investidores, alcançando novos investidores e aumentando a transparência de nossas ambições e desempenho ESG [ambientais, sociais e de governança] ainda mais em relação aos nossos stakeholders ", disse Patrick Jany, diretor Financeiro da Maersk.
Cícero Green foi nomeado para rever o Green Finance Framework da Maersk e, finalmente, verificar seu alinhamento com os Princípios de Títulos Verdes da Associação Internacional de Capital de Mercado (ICMA) 2021 e os Princípios de Empréstimos Verdes e práticas de mercado de 2021.
Com base na avaliação geral de ativos verdes elegíveis sob esta estrutura e em considerações de governança e transparência, a Estrutura de Financiamento Verde da Maersk recebeu uma classificação Verde Médio de Cicero Green e uma classificação de governança de Excelência.
Com o estabelecimento do novo Green Finance Framework, a Maersk pretende alinhar sua estratégia financeira com o objetivo de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050.
Para começar, ela colocou com sucesso seu primeiro título verde de € 500 milhões de 10 anos em 19 de novembro para financiar a construção de seu primeiro navio alimentador e a série inovadora de 8 grandes navios porta-contêineres que serão capazes de operar com carbono -metanol neutro para 2023 e 2024, respectivamente. A transação foi atendida com forte demanda e com um pool de pedidos final de € 3,7 bilhões. O preço da transação foi de 0,75%, o cupom mais baixo da história da Maersk.
Fonte: Mundo Marítimo