Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Maersk lança título verde para financiar navios movidos a metanol

A empresa pretende alinhar sua estratégia financeira com o objetivo de se tornar uma empresa neutra em carbono

22/11/2021 07h29

Foto: Divulgação

A Maersk anunciou o lançamento de sua Estrutura de Financiamento Verde, projetada para permitir uma variedade de instrumentos financeiros sustentáveis ​​que podem incluir títulos, empréstimos, financiamento de projetos e outros instrumentos.

“A emissão de instrumentos de financiamento verde é mais um passo no sentido de integrar a sustentabilidade às nossas operações financeiras, pois é uma ferramenta eficaz para canalizar investimentos para projetos com impacto ambiental positivo e, assim, contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU e Acordo de Paris (SDG). Com este título verde, pretendemos diversificar nossa base de investidores, alcançando novos investidores e aumentando a transparência de nossas ambições e desempenho ESG [ambientais, sociais e de governança] ainda mais em relação aos nossos stakeholders ", disse Patrick Jany, diretor Financeiro da Maersk.

Cícero Green foi nomeado para rever o Green Finance Framework da Maersk e, finalmente, verificar seu alinhamento com os Princípios de Títulos Verdes da Associação Internacional de Capital de Mercado (ICMA) 2021 e os Princípios de Empréstimos Verdes e práticas de mercado de 2021. 

Com base na avaliação geral de ativos verdes elegíveis sob esta estrutura e em considerações de governança e transparência, a Estrutura de Financiamento Verde da Maersk recebeu uma classificação Verde Médio de Cicero Green e uma classificação de governança de Excelência.

Com o estabelecimento do novo Green Finance Framework, a Maersk pretende alinhar sua estratégia financeira com o objetivo de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050.

Para começar, ela colocou com sucesso seu primeiro título verde de € 500 milhões de 10 anos em 19 de novembro para financiar a construção de seu primeiro navio alimentador e a série inovadora de 8 grandes navios porta-contêineres que serão capazes de operar com carbono -metanol neutro para 2023 e 2024, respectivamente. A transação foi atendida com forte demanda e com um pool de pedidos final de € 3,7 bilhões. O preço da transação foi de 0,75%, o cupom mais baixo da história da Maersk.

Fonte: Mundo Marítimo