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24/08/2024 11h28
Foto: Maersk - Divulgação
A Hyundai Heavy Industries entregou recentemente o navio porta-contêineres “Alexandra Maersk” com capacidade de 16.592 TEUs. Este navio é a quinta unidade de uma série de doze navios Equinox Mk-I de duplo combustível (MDF) adequados para serem movidos a metanol, que o estaleiro sul-coreano entregará até 2025, relata Alphaliner .
Além do Equinox Mk-I, a companhia marítima planeja receber outras seis unidades gêmeas da série Equinox Mk-II, que serão um pouco maiores, com capacidade de 17.350 TEUs e fileira mais larga que seus antecessores.
Detalhes e serviço
O tipo Equinox Mk-I, com 351 metros de comprimento e 53,30 metros de largura, está equipado com motor MAN B&W 8G95ME-C10.5-LGIM-HPEGR, que fornece 44.200 kW de potência, permitindo uma velocidade de serviço de 21 nós. Dada a sua boca, essas embarcações são consideradas de pequeno porte Pós-Neopanamax' (PNPX), o que significa que não podem transitar pelo Canal do Panamá.
O Alexandra Maersk irá juntar-se ao serviço Ásia-Europa 'AE7'/'Condor' da aliança 2M, operado principalmente pela Maersk juntamente com dois navios MSC.
Vale ressaltar que a Maersk encomendou sua primeira série de navios movidos a metanol em agosto de 2021, a um custo de US$ 177 milhões por unidade.
Os nomes dos navios Maersk
Enquanto o Alexandra Maersk foi entregue na Coreia do Sul, a Maersk nomeou formalmente seu navio irmão Antonia Maersk (foto) no porto dinamarquês de Aarhus.
Seguindo a tradição de nomear os navios Maersk em homenagem aos membros da família fundadora, "Antonia Maersk" recebeu o nome de Antonia Uggla, neta de Ane Mærsk Mc-Kinney Uggla, presidente da AP Møller Fonden e de sua empresa de investimentos AP Moller Holding, proprietária majoritária da AP. Moller-Maersk.
Fonte: Mundo Marítimo