Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Maersk tem resultados positivos em 2024 com Ebit de US$ 6,5 bi

Os números foram impulsionados por carga conteinerizada e tarifas de frete elevadas no setor marítimo

07/02/2025 14h25

Foto: Divulgação

A Maersk anunciou fortes resultados financeiros para 2024, com crescimento em todos os segmentos e lucratividade significativamente melhorada, com lucros antes de juros e impostos (EBIT) aumentando 65%, para US$ 6,5 bilhões. Os resultados foram impulsionados pela maior demanda por carga conteinerizada e tarifas de frete elevadas no setor marítimo, crescimento de receita e volume nos terminais e melhorias sólidas na maioria dos produtos de logística e serviços. Considerando os fortes resultados e o balanço patrimonial sólido, o Conselho de Administração propôs um dividendo de DKK 1.120 (US$ 155,61) por ação e também anunciou separadamente o início de um programa de recompra de ações de até aproximadamente US$ 2 bilhões a ser implementado ao longo de um período de 12 meses.

Vincent Clerc, CEO da Maersk, destacou que “Nossa capacidade de navegar em circunstâncias mutáveis ​​e garantir cadeias de suprimentos estáveis ​​para nossos clientes foi posta à prova ao longo de 2024. Nossos esforços foram recompensados ​​com satisfação recorde do cliente. Capitalizamos com sucesso o aumento da demanda, ao mesmo tempo em que melhoramos a produtividade e gerenciamos rigorosamente os custos, o que contribuiu para nosso forte desempenho financeiro. Com três negócios fortes (Ocean, Logistics e Services & Terminals), bem como ofertas integradas em toda a cadeia de suprimentos, estamos em uma posição única para dar suporte aos nossos clientes em uma era em que mudanças geopolíticas e interrupções continuam a reforçar a necessidade de cadeias de suprimentos resilientes.”

Descrição por setor

A lucratividade no setor oceânico melhorou em comparação ao ano anterior, apoiada por um aumento significativo nas tarifas de frete, refletindo a situação no Mar Vermelho e a forte demanda por volume. Alta utilização e disciplina de custos garantiram que as operações marítimas fossem simplificadas e capazes de lidar com incertezas. Os custos operacionais permaneceram estáveis ​​em relação ao ano anterior, compensando o aumento dos custos e o consumo adicional de combustível ao mudar a rede para o sul do Cabo da Boa Esperança.

A Logística e Serviços demonstrou resiliência em 2024, com um impulso crescente a cada trimestre, culminando em crescimento de volume, maiores receitas e uma margem Ebit melhorada em comparação a 2023. A receita cresceu 7% apoiada pelo crescimento sólido nas categorias de produtos de armazenagem, aéreo e primeira milha, enquanto a lucratividade se beneficiou do progresso na maioria dos produtos.

A Terminals alcançou seus melhores resultados financeiros em 2024, com Ebitda e Ebit atingindo máximas históricas. Isso foi impulsionado pelo crescimento significativo da receita devido aos grandes volumes, juntamente com aumentos de tarifas que compensaram a inflação, melhor mix de clientes e produtos e maiores receitas de armazenagem.

Orientação financeira

A orientação é baseada na expectativa de que o crescimento do volume global de contêineres em 2025 será de cerca de 4% e que a Maersk crescerá em linha com o mercado. Além disso, espera-se que 2025 mostre um desequilíbrio maior entre oferta e demanda, com novas entregas contínuas no setor de transporte de contêineres e uma possível reabertura do Mar Vermelho. No entanto, esse desequilíbrio pode ser amplamente compensado por fatores do lado da oferta e pela forte demanda do mercado.

Para fins de orientação financeira, a Maersk assume que o trânsito no Mar Vermelho será reaberto em meados do ano para o limite inferior da orientação e reaberto até o final do ano para o limite superior.

Por fim, a perspectiva da Maersk para 2025 está sujeita a consideráveis ​​incertezas macroeconômicas que afetam o crescimento do volume de contêineres e as taxas de frete.